Como aplicar o marketing digital para um evento online?

Sumário

Você está em busca de aplicar o marketing digital para impulsionar as vendas do seu evento online? Em tempos de muitas lives e webinars como utilizar essa estratégia digital ao meu favor? 

Primeiramente o marketing digital é muito amplo e existem vários canais que você pode utilizar para alcançar a sua audiência e consequentemente fechar uma venda.

 Marketing digital para eventos online

O marketing digital pode ser definido como estratégia de promover e divulgar a sua marca na internet. Por isso, para o mercado de eventos online é a principal ferramenta para a venda de ingressos e reconhecimento do evento.

Se você não conhece ou não sabe como aplicar o marketing digital para seu evento online está passando da hora de começar a utilizá-la para se destacar.

Dentro do planejamento do evento é necessário a estruturação correta do marketing de como você deseja alcançar a sua audiência para as vendas dos ingressos.


Estratégia de marketing digital

Ao criar a estratégia tenha sempre em mente a definição das principais metas e ações que serão tomadas para o objetivo que você quer alcançar com o evento online. É preciso ter clareza nas ações adotadas, inclusive fazer uma avaliação do budget para impulsionar o evento.

Principais objetivos para estratégia de marketing digital, como, por exemplo: 

  • Fortalecimento da marca, evento ou empresa;
  • Aumento nas vendas de ingressos;
  • Atrair patrocinadores e parcerias;
  • Retenção dos clientes para os próximos eventos.

Antes de iniciar qualquer campanha no online é preciso definir qual o canal que você irá utilizar para atingir a sua audiência.

Além disso, é recomendável mapear todas as ações que serão executadas, para que no final, você possa medir as suas ações, como, por exemplo:

  • Quais serão os indicadores de sucesso de marketing digital?
  • Quantos canais serão utilizados? 
  • Qual a verba necessária para ações de marketing?

Sua estratégia tem que estar muito bem alinhada com o sucesso do evento online.


Algumas ferramentas de marketing para eventos

Antes da ferramenta é necessário conhecer muito bem o seu público, fazer uma pesquisa para entender dores, desafios, sonhos e o que ele espera de um evento online.

Com a audiência mapeada, precisaremos de algumas ferramentas para alcançar essas pessoas e medir os resultados.

Para utilização das ferramentas precisaremos de um site ou landing page para captura de leads. Você pode utilizar algumas como, por exemplo:

Criação de sites para eventos

Langing Pages para eventos:


Redes Sociais

Quando falamos de marketing digital já associamos com redes sociais. As redes sociais são os canais mais importantes para divulgação do evento, porém é necessário fazer algumas ações como sorteio, vídeos chamativos dos palestrantes convidando a audiência e depoimentos de outras pessoas que participaram, etc.

Existe uma infinidade de possibilidades de criação de ações nas principais redes sociais como por exemplo: Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube, WhatsApp, Telegram, Pinterest e Twitter, tudo vai depender de onde seu cliente está e a forma de comunicar.


E-mail marketing

Você certamente vai ter alguns e-mails de seus clientes registrados seu CRM ou em uma planilha. Uma das formas de utilizar esses dados ao seu favor é fazendo campanhas de e-mail marketing que engajam com o seu público para vender o seu ingresso.

No entanto, não se esqueça que e-mail marketing não é simplesmente fazer propagandas. Você tem que gerar valor para a sua audiência, oferecendo conteúdos ricos que ajude-os. Essa ferramenta você pode utilizar para vendas de novos ingressos e retenção de clientes para os próximos eventos online.


Mídia Paga

Certamente esse canal é o que traz retorno mais rápido, porém é necessário investimento de dinheiro. Não é incomum pessoas que pessoas percam dinheiro nessa modalidade, simplesmente porque não sabem utilizar a estratégia da forma correta eficaz.

Hoje o canal pago mais  barato para você testar é o Facebook ADS, nele você coloca o orçamento diário que pode investir e consegue configurar, dentro da ferramenta, o seu público.

Tenha certeza de quem é o seu público e que o conteúdo anunciado é criativo e atrativo ao seu público.


Resumo

Para o sucesso do marketing digital para o evento online é necessário seguir alguns passos como : Plano de marketing, Público Alvo, Site ou Langing Page e Canais de divulgação, tudo devidamente utilizado ao seu favor, para que mais pessoas possam conhecer seu evento online.

Não se esqueça que o marketing digital é muito amplo, existem várias ferramentas, mas tudo vai depender sempre do seu objetivo e do público.

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