Primeiramente organizar um evento corporativo é desafiador e contratar um palestrante pode representar o sucesso ou fracasso da produção.
Independente da quantidade de pessoas que vão participar do seu evento, quem está nos bastidores tem uma tarefa difícil, a de fazer a escolha correta. É necessária muita pesquisa e análise de uma série de fatores para identificação do palestrante ideal para o seu evento. Vale lembrar que nem sempre o mais barato ou mais famoso são as melhores opções para a sua necessidade.
Sabendo disso, listamos algumas melhores práticas para auxiliar, você, neste desafio.
Acompanhe:
Pesquisa para contratar um palestrante
Antes de iniciar a pesquisa do palestrante ideal, pressupomos que você já tenha feito o dever de casa, que é verificar o perfil do seu público e formato do seu evento.
Essa etapa é a mais difícil, pois na maioria das vezes, o que foi passado para você é apenas o tema do evento corporativo.
Alguns canais que normalmente você deve procurar profissionais, por exemplo:
Linkedin: A rede corporativa mais utilizada entre profissionais do mercado em qualquer cargo e função. É possível enviar uma mensagem diretamente, no entanto, não é uma ferramenta específica para encontrar palestrantes
Indicação: Sem dúvidas a indicação é o meio mais confiável de você pesquisar essa atividade, pois a pessoa indicada, certamente já foi assistida ou contratada por quem a indica. No entanto, as tentativas de contato e o tempo de resposta para obtenção das informações principais é muito mais lento, e para quem trabalha com eventos, cada minuto é precioso.
Instagram: A rede mais queridinha nos últimos tempos. Tem crescido o número de pessoas utilizando essa rede para fins de trabalho. A vantagem é que você pode ver algumas fotos e comentários de pessoas falando daquele profissional, porém não é uma rede específica e não confiável para contratação desse mercado.
Agência de palestras: Normalmente, quando não encontramos nenhum contato ou não temos ideia de onde buscar um profissional, os bancos de palestrantes são boas opções, porém a demora da resposta, a burocracia e o timing, tornam a opção não muito atrativa.
Talkstars: Nessa lista não poderemos deixar de fora o nosso marketplace, pois a grande vantagem é que a tecnologia ajuda você a ser mais produtivo e eficiente através de filtros inteligentes e o retorno do palestrante, que é muito mais rápido. Se você quiser saber mais sobre como a Talkstars pode te ajudar é só clicar aqui.
Análise do palestrante
É necessário você analisar alguns pontos que vão fazer a diferença antes de enviar uma proposta ou verificar se aquele profissional tem disponibilidade para a data do seu evento.
Alguns itens que você precisa analisar antes de fazer o primeiro contato:
- Vídeo: O palestrante tem algum vídeo se apresentando? Entrevistas? Webinars? Palestras anteriores?
- História: Verifique a trajetória desse profissional, o que ele já fez e entregou de resultado.
- Eventos que oferece: Alguns profissionais já possuem algumas palestras prontas, porém é o seu dever verificar se é possível uma personalização para sua necessidade.
Proposta
Esse item é um ponto importante, pois existem muitos detalhes que precisam ser negociados e avaliados com antecedência. Por exemplo:, quem vai se responsabilizar pelos custos de deslocamento do palestrante? E alimentação? Isso no formato presencial. E no online tem alguns pontos específicos, como: o palestrante já utilizou a ferramenta x? Tem boa conexão com a internet?
Além disso, é primordial que o palestrante emita a nota fiscal para você, não faça nada sem nota, isso é crime.
Além disso, nesta etapa já alinhe algumas coisas sobre o que será ou não tratado nesse evento para o seu público, agora é a sua vez de entender a profundidade e o conhecimento que aquele profissional possui.
Sobre questões de pagamento é boa prática do mercado sempre pagar 50% do valor, com antecedência para reserva da data e comprometimento de ambas as partes. E o restante no dia do evento, com isso o profissional se sentirá mais motivado a entregar um conteúdo de qualidade e seguro.
Pós evento
Portanto, é necessário que a cada evento realizado seja elaborado um “pós evento” do conteúdo do palestrante. É importante verificar se a sua audiência gostou ou não, o que chamou mais atenção, se a didática do profissional foi legal, se conseguiu comunicar a informação de acordo com os valores da empresa ou do evento.
Não se esqueça de sempre ter essa prática e medir as informações para que no próximo evento você possa sempre melhorar.
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