Como criar uma cultura organizacional forte e inovadora?

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Sumário

Apesar de muitas empresas ainda não perceberem o real valor das pessoas na organização, uma cultura organizacional forte gera resultados positivos e afeta diretamente no faturamento da empresa.

Uma pesquisa realizada pela LRN identificou que um terço das empresas consideradas de ‘alta performance’ são aquelas que são baseadas em propósito.

Uma empresa que é referência quando falamos em propósito e cultura organizacional é o Nubank.

Esse é um  case que aborda estratégias essenciais de comunicação entre as pessoas, principalmente agora como o home office.

Construir uma cultura organizacional é garantir que os colaboradores estejam alinhados na mesma página, em sintonia com os valores e propósito da empresa.

Sabemos que é um dos maiores desafios do RH engajar e alinhar o colaborador com a cultura, além disso, o propósito é fundamental para uma boa cultura organizacional.

Além disso, é preciso ter rotinas de feedback, boa comunicação, entender o que motiva as pessoas e como elas valorizam o trabalho.

Para começar, confira o índice deste artigo:


O que é uma cultura organizacional?

Cultura significa conjunto de crenças, atitudes, leis, conhecimentos e habilidades que pertencem a um grupo da mesma sociedade.

Trazendo para o universo corporativo é porque sua empresa existe e o que ela faz.

A essência de uma cultura organizacional passa por quem fundou, porque o negócio nasceu, quais os valores que vieram junto no nascimento do negócio.

Não se esquecendo que a cultura organizacional não é algo estampado apenas na parede da empresa, ela é colocada em prática no dia a dia com colaboradores, liderança e diretoria.

Além disso, não é o que você idealiza,  tem mais a ver com atitudes básicas e relacionamentos humanos.

Normalmente algumas empresas procuram incorporar valores como, por exemplo:

  • Ética
  • Inovação
  • Atitude
  • Transparência
  • Tecnologia
  • Foco no cliente
  • Comunicação

Por que aplicar a cultura organizacional na sua empresa?

Implementar a cultura organizacional na sua empresa irá trazer vários benefícios.

Além de reter os melhores talentos do mercado, o colaborador se sente dono do negócio, ele sabe qual o objetivo do seu trabalho, o que é importante, sem contar a motivação, engajamento e a produtividade.

O propósito é a peça fundamental para uma boa cultura organizacional que reflete diretamente nos resultados da empresa.

Além disso, a comunicação interna é mais clara e alinhada com as pessoas que estão envolvidas.

Isso influência diretamente desde quem vai entrar na empresa até a liderança.


Como aplicar a cultura organizacional

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Antes de mais nada é necessário fazer perguntas para quem está no negócio. Desde a pessoa que está no operacional até a diretoria.

Essas pessoas vão te dar todas as respostas para você começar o seu trabalho.

Além disso, pergunte a essas pessoas, o porquê que elas trabalham no negócio, o que as motiva, o que fariam de diferente se pudesse mudar alguma coisa.

Portanto, nesta primeira etapa você tem que achar respostas, para começar estruturar e desenhar a cultura organizacional do seu negócio.


Crie um propósito para o seu negócio

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O propósito é motivo que a sua empresa existe. Ter um propósito bem alinhado e definido faz com que todos que estão no negócio, desde o colaborador até os clientes, tenham resultados surpreendentes.

Além disso, para construção de um propósito é essencial a participação dos fundadores do negócio. Só eles sabem o que motivo e existência da companhia, quais barreiras e o que levou a construir o empreendimento.

É necessário olhar a história que idealizou o negócio, mas não esquecer do cliente que faz parte do processo como todo.

Vamos listar algumas informações sobre o impacto da cultura organizacional nas empresas como, por exemplo:

  • 72% deles recomendariam empresas com propósitos claros em seus círculos sociais;
  • Possuem um desempenho 120% maior em relação a funcionários desengajados;
  • Mais de 80% dos colaboradores são engajados com as atividades propostas pela liderança;

Olhar diretamente nas pessoas

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Nenhuma empresa consegue ter uma cultura forte e inovadora se não olhar diretamente para as pessoas.

As pessoas são o principal ativo de uma empresa. Trata-se de um dos pilares para construção de uma cultura.

Acima de tudo, é importante notar que as pessoas engajam mais e até aceitam receber menores salários se a empresa compartilhar valores com ela, e ter colaboradores que personifiquem a cultura ajuda a reforçá-la.

Além disso, reconhecer os talentos que você tem no negócio  contribui para uma cultura organizacional forte e inovadora.

Falta de reconhecimento é um dos principais motivos que as pessoas saem dos seus trabalhos.

Portanto, promova programas de capacitação para aumentar o conhecimento das pessoas. Aqui na Talkstars facilitamos esse processo para você, organize mini eventos, hackathons, aniversariantes do mês.

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