Escolher um palestrante ruim é um dos maiores medos de qualquer contratante, seja para palestras, treinamentos ou workshops.
Por isso quanto antes você verificar o que pode sair errado, é melhor para você, para o seu evento corporativo e para a sua empresa.
A avaliação será importante tanto ao fazer uma seleção de possíveis palestrantes como no final das palestras de seu evento corporativo.
Tudo começa pelo briefing do evento corporativo, ele que vai direcionar a melhor escolha do profissional.
Atrelado ao briefing, é necessário entender qual o objetivo desejado com o tema escolhido, qual o impacto, e qual o problema que deseja resolver.
Todos esses itens têm que estar muito bem alinhados com o organizador do evento corporativo e com quem toma a decisão na empresa.
Normalmente acontece que o rh ou marketing não têm informações suficientes do briefing e já começa avaliar alguns palestrantes. Essa atitude é ruim, pois sempre o palestrante solicitará informações básicas, como, por exemplo:
- Dia do evento corporativo;
- Período do evento;
- Formato: Presencial ou online;
- Quantidade de Pessoas;
- Características do público;
- Qual o objetivo do evento corporativo;
Caso você não tenha essas informações básicas, por favor, avalie inicialmente o briefing para você não perder tempo e dinheiro.
Agora que você sabe as informações básicas do briefing, vamos mostrar para você o que é necessário para avaliar um palestrante:
1 – Verifique se o tema da palestra faz fit com o discurso do palestrante
Se você tem o objetivo de aprender como avaliar um palestrante, é importante observar como ele aborda, e se aborda, o tema proposto.
Um sinal típico de uma escolha de palestrante equivocada é a clara falta de coesão entre seu discurso e o tema que ele se propôs a abordar.
Para verificar essa informação pesquise vídeos no Youtube ou plataformas que ele esteja cadastrado. Assista pelo menos 2 minutos de cada conteúdos para verificar se a fala condiz com que você está procurando.
Além disso, verifique o histórico do palestrante, onde já realizou palestras ou treinamentos? O que as pessoas acharam? Quais os temas de eventos que aquele profissional foi convidado para realizar uma palestra?
Hoje em dia a tomada de decisão é baseada em dados e informações, já passou a época que contratávamos fornecedores porque simplesmente gostamos.
Não se esqueça que quem será impacto com o conteúdo é seu público, então pense bem como eles vão reagir após aplicação do conteúdo.
2 -Como é a didática do palestrante?
Eventualmente, você encontrará um palestrante motivado, de conhecimento ímpar e capaz de tratar de certo tema com maestria.
Porém, não significa que ele seja capaz de expressar tudo isso adequadamente. É o que pode ser chamado de traquejo ou didática.
Esse item é um dos mais difíceis para quem está avaliando um palestrante, pois em primeiro contato até que o profissional pode parecer seguro e firme na fala. Quando colocado na frente da plateia a situação muda.
Mas como avaliar esse requisito? Na dúvida procure empresas especializadas nesse mercado como a Talkstars que podem te ajudar dar um norte nesse requisito.
3 – Palestrante faz fit com a cultura e valores da empresa?
Quase 90% dos problemas que acontece após as palestras é ocasionada ao palestrante que não se enquadrou à cultura e valores da empresa.
Uma das formas de minimizar isso é conversar com o profissional para sentir o discurso e o conteúdo.
Outra forma de verificar essa informação é entrar em contato com outras empresas que já realizam esse tipo de serviço com o palestrante.
Solicite ao palestrante o nome, cargo e contato do contratante, em uma breve conversa com a empresa que ele atendeu você conseguirá verificar se as expectativas foram atendidas.
4 – Avaliação pós palestra
No fim das contas, nada é mais importante do que estabelecer mecanismos eficientes para a captura de feedback por parte dos participantes.
Aqui vale um pouco de tudo: tanto o feedback quantitativo quanto qualitativo tem seu valor.
Nesse caso, quando o palestrante já foi contratado e realizou o conteúdo, é importantíssimo realizar pesquisas de satisfação, tanto do palestrante como do conteúdo.
Dessa forma, você consegue mensurar o impacto positivo ou negativo que aquele conteúdo terá para sua ausência.
Logo, o número de comentários gerados, por si só, é representativo que algo pode ter dado certo ou errado.
Conclusão
Avaliar um palestrante não é tarefa fácil, porém é crucial para quem trabalha diretamente com capacitação, employer branding e eventos corporativos.
Não se esqueça que a avaliação deve ser realizada para qualquer tipo de profissional, desde um palestrante famoso até um desconhecido do mercado, o mais importante é avaliar se o conteúdo e o perfil faz fit com o seu negócio e demanda.
Em última instância, do ponto de vista da audiência, um bom palestrante possui um valor intangível que, certamente, promoverá grande engajamento com o seu público.