Tudo o que você precisa saber sobre brainstorming em uma startup

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Sumário

O brainstorming é a arma não tão secreta que pode fazer uma enorme diferença para qualquer negócio, permitindo que você colete ideias de forma rápida e eficiente em escala. A partir daí, você pode abandonar as ideias ruins e seguir com as boas.

O problema é que, embora o brainstorming com colegas possa ser inestimável para qualquer profissional, é difícil encontrar o parceiro certo. 

É por isso que, neste artigo, focaremos principalmente em fundadores, gerentes de marketing e de produto, além de como o brainstorming pode ajudá-lo a desenvolver seu negócio.

E assim, sem mais delongas, vamos em frente e começar.


Por que o brainstorming com colegas é importante em startups

Tom Monaghan, o empresário que fundou a Domino’s Pizza, disse certa vez: “Às vezes comparo o brainstorming à perfuração de poços de petróleo. A única maneira de encontrar petróleo é perfurar muitos poços”.

Isso me lembra a frase “Você tem que estar nisso para ganhar”. Grandes ideias às vezes acontecem por conta própria, mas na maioria das vezes elas são o resultado de um esforço extenso e dedicado para criá-las.

Por exemplo, mesmo a melhor equipe de marketing não pode mapear uma jornada de cliente sem metas detalhadas, personas e definições de escopo. Todos esses elementos são determinados por meio de um extenso brainstorming e planejamento.

Portanto, seja você é um profissional de marketing, empreendedor, um criativo ou um fundador de startup, é importante dedicar algum tempo para debater ideias. Aqui estão apenas alguns dos principais benefícios:

  • Gera ideias, que é a principal razão pela qual as pessoas recorrem ao brainstorming em primeiro lugar.
  • Aumenta o pensamento crítico , incentivando as pessoas a adotar uma abordagem criativa para a resolução de problemas.
  • Quebra a rotina , garantindo que você não está apenas fazendo a mesma coisa de sempre, mas que, em vez disso, está dedicando tempo para olhar as coisas de uma nova perspectiva.
  • Cria equipes reunindo pessoas com um objetivo compartilhado, especialmente quando são de departamentos diferentes e normalmente não trabalham juntos.
  • Fornece informações externas se você fizer brainstorming com pessoas que normalmente não trabalham para sua empresa.


Com quem você deve fazer brainstorming?

1. Colegas

Certamente é verdade que há benefícios em promover relacionamentos de longo prazo com seus colegas. Seus colegas são o lugar lógico para começar, mas isso não significa necessariamente que eles sejam as melhores pessoas para você fazer um brainstorming.

Existem tanto pontos positivos quanto negativos. Os colegas conhecem o seu negócio melhor do que uma pessoa de fora e provavelmente também terão uma boa ideia do que é viável com os recursos aos quais você tem acesso.

Por outro lado, o brainstorming com seus colegas também significa que todos abordarão o problema do mesmo ângulo, impondo limites desnecessários ao que você pode criar. 

Você também precisará lidar com egos e política de escritório. Se o seu diretor criativo apresentar uma ideia, por exemplo, você provavelmente dará mais valor às ideias dele do que a qualquer coisa que o estagiário apresente.

2. Mentores

Os mentores são um ótimo lugar para recorrer quando você deseja fazer um brainstorming de novas ideias, porque eles podem trazer toda a experiência deles para a sessão e fornecer um conjunto exclusivo de insights aos quais você não teria acesso em nenhum outro lugar.

Os mentores são imparciais (ou pelo menos deveriam ser!) e têm experiência comprovada em seu mercado. A maior desvantagem é que pode ser complicado encontrar um bom mentor, mas é aí que entra o Talkstars, tornando mais fácil do que nunca encontrar um mentor que possa fornecer alguns conselhos ou participar de uma rápida sessão de brainstorming. Aqui está um dos usuários que já utilizaram a plataforma.

3. Peers

Quando estamos falando de colegas, queremos dizer outras pessoas que estão fazendo coisas semelhantes às que você está fazendo, mas em uma empresa diferente. Claro, você não vai querer realizar uma sessão de brainstorming com um concorrente direto, mas as chances são de que você possa pensar rapidamente em meia dúzia de contatos profissionais que você poderia realizar uma sessão de brainstorming sem risco de conflito de interesses.


Como deve ser uma sessão de brainstorming bem-sucedida?

Não há maneira certa e errada de abordar a execução de um brainstorming, e pessoas diferentes trabalham melhor com situações e configurações diferentes. Com isso dito, reunimos esta lista de verificação antes, durante e depois para ajudá-lo a dar alguma direção aos seus brainstorms.

Antes

1. Defina uma meta

Isso pode parecer óbvio, mas você ficaria surpreso com a frequência com que as pessoas esquecem. Se você quer que sua sessão de brainstorming seja um sucesso, você precisa ter certeza de que todos estão na mesma página desde o início e que todos estão cientes de qual é o objetivo e para o que você está trabalhando.

2. Obtenha a equipe certa

Outro fator-chave para um brainstorming bem-sucedido é garantir que você tenha a equipe certa para a sessão de brainstorming. Se você está tentando planejar o lançamento de um novo produto, por exemplo, faz sentido trazer sua equipe de marketing a bordo. A equipe que você selecionar dependerá das metas que você definiu na última etapa.

3. Escolha um bom facilitador

As sessões de brainstorming tendem a sair dos trilhos se você não tiver um membro designado da equipe cujo trabalho é garantir que as discussões permaneçam no tópico e que você esteja sempre trabalhando em direção aos objetivos da sessão.

4. Selecione as ferramentas que você vai usar

Vamos dar uma olhada nisso um pouco mais adiante neste artigo, mas a ideia é que você precisa decidir quais ferramentas usará para realizar seu brainstorm. Dessa forma, você pode ter certeza de que adquiriu as licenças necessárias e que testou as ferramentas e ficou sabendo como elas funcionam. 

No decorrer

1. Defina o cenário

O local escolhido para o brainstorming é uma das decisões mais importantes que você terá que tomar. Pode ajudar sair ou realizar o brainstorming em algum lugar diferente das salas de reunião usuais, para tirar as pessoas de sua zona de conforto e encorajá-las a pensar de forma criativa.

2. Defina a cena

Depois de reunir todos em uma sala e estar pronto para iniciar sua sessão de brainstorming, a primeira coisa a fazer é apresentar todos os envolvidos na sessão e voltar aos objetivos da sessão. Isso fornece um lembrete útil para todos os envolvidos sobre o que você espera obter com o brainstorm.

3. Grave tudo

Quanto mais opções você tiver para gravar a sessão, melhor. Você pode pensar que é suficiente simplesmente fazer anotações, mas também pode ser útil usar um gravador de áudio para poder consultar a conversa posteriormente. 

Se você estiver realizando o brainstorming por meio do Zoom ou de alguma outra plataforma online, provavelmente será ainda mais fácil gravar a sessão para revisão após o término.

4. Incentive a participação

Quando você tem muitas personalidades fortes participando de uma sessão de brainstorming, pode ser fácil para os extrovertidos ofuscar os introvertidos ou para os membros mais seniores da equipe receberem uma quantidade indevida de tempo de antena. 

Uma das características mais importantes do facilitador de uma reunião é a capacidade de orientar os procedimentos e incentivar a participação de membros mais tranquilos da equipe.

5. Mantenha-se no assunto

Com base no último ponto, outra responsabilidade do facilitador é garantir que a discussão permaneça no tópico e que os participantes continuem a apresentar ideias que levem você e sua equipe a uma resolução para os objetivos da sessão de brainstorming. Se as pessoas começarem a fofocar ou a falar sobre algo não relacionado aos objetivos da sessão, o moderador precisa trazer as pessoas de volta para que elas falem sobre os assuntos em questão.

Depois

1. Classifique as ideias

Após o término da sessão, você deve ficar com várias ideias que foram geradas na sessão, juntamente com uma ideia aproximada de como cada uma dessas ideias pode ser desenvolvida. O próximo passo é descobrir a viabilidade de cada uma dessas ideias e classificá-las em ordem de probabilidade de ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

2. Planeje os próximos passos

Após classificar suas ideias, você pode começar a planejar as próximas etapas para as ideias que estão no topo da lista e fazer um roteiro para continuar trabalhando nelas. Como parte disso, você deve criar uma linha do tempo com metas e marcos claros, juntamente com qual membro da equipe é responsável por cada item.

3. Circular notas e recursos

O próximo passo é você compartilhar todas as notas da reunião, bem como quaisquer outros recursos que foram mencionados para que as pessoas possam dar uma olhada neles. Como parte desta etapa, você também deve compartilhar a lista de ideias classificadas, juntamente com os cronogramas de implementação que você criou para as ideias que foram as melhores.

4. Peça feedback

Com a sessão de brainstorming encerrada e todas as notas e recursos compartilhados, a etapa final é você pedir feedback aos participantes. Se possível, é uma boa ideia permitir que eles forneçam seus comentários anonimamente para que não precisem se preocupar com repercussões. Você pode então pegar esse feedback e agir de acordo com ele, e também pode usá-lo para tornar sua próxima sessão ainda melhor.


Ferramentas que você pode usar para facilitar o brainstorming

As ferramentas de brainstorming que você desejará usar dependerão da aparência da sua sessão de brainstorming. Se você estiver realizando isso remotamente, precisará de um conjunto de ferramentas completamente diferente se estiver realizando um brainstorming no escritório. Em seu nível mais básico, você pode se safar com apenas uma caneta e papel.

As principais ferramentas para você considerar incluem:

1. Zoom e Otter.ai

Se você usar essas duas ferramentas em conjunto, será super fácil gravar e transcrever suas sessões. Então você pode pegar o que você falou e editá-lo para apenas duas ou três páginas de notas e tópicos importantes. 

Se nada mais, é uma grande economia de tempo e, na melhor das hipóteses, é muito mais eficiente do que ter alguém fazendo anotações para circulá-las em um Google Doc assim que a reunião terminar.

2. Mindmeister/Miro

Mindmeister e Miro são ferramentas de mapeamento mental, e você também pode usar qualquer outra alternativa que faça o mesmo trabalho. 

As ferramentas de mapeamento mental são ótimas para pessoas que são aprendizes visuais porque permitem que elas criem modelos visuais do que foi falado à medida que a discussão avança. Melhor ainda, a maioria dessas ferramentas permite que várias pessoas contribuam para que todos possam colaborar e editar o mapa mental em tempo real.

3. Papel e caneta

Não há nada de errado em ir à velha escola, e você não precisa de equipamentos sofisticados para realizar uma sessão de brainstorming. Uma das coisas interessantes sobre fazer anotações com caneta e papel é que vários estudos mostraram que isso pode ajudar as pessoas a se lembrarem das coisas. É também a abordagem mais rápida e fácil, especialmente para sessões de brainstorming improvisadas que ocorrem no calor do momento.


Como fazer do brainstorming uma parte do seu processo criativo

Como fundador, a maneira mais fácil de tornar o brainstorming parte de seu processo criativo é capacitar os funcionários a organizar e participar de brainstorms a qualquer momento.

Escusado será dizer que se você está forçando seus colaboradores a registrarem cada segundo que eles gastam em cada tarefa e se eles não se sentirem capazes de se afastar da rotina, eles não poderão se reunir para sessões de brainstorming.

Pode ajudar se você reservar especificamente algum tempo nos planejadores das pessoas para que o brainstorm seja agendado como parte do dia de trabalho. 

Ainda lutando para tirar proveito do brainstorming? Talvez você precise de alguma ajuda! A boa notícia é que a Talkstars foi criada para ajudar você nesse processo de brainstorms com os melhores mentores da nova ecomimia. Inscreva-se hoje para começar!

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