Como construir uma cultura organizacional?

Sumário

Muitas pessoas acreditam que o fator de sucesso de uma organização está vinculado diretamente a produtos, tecnologias e inovação, mas a verdade sobre este assunto é realmente surpreendente.

De fato, o fator que pode levar uma empresa ao sucesso em um longo prazo sempre será a sua cultura organizacional. Ela  é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.

Fortalecer a cultura organizacional da sua empresa é o elemento-chave para fazer com que o seu negócio possa dar certo, visto que a partir do momento em que houver um compartilhamento cultural dentro da organização, haverá uma sinergia surpreendente.

Porém, construir uma cultura organizacional não é algo simples e prático. Fazer isso leva tempo e demanda boas práticas. Para que você consiga construir isso na sua organização decidi listar aqui os principais elementos que tornarão o processo de construção da cultura possível. Confira:

Documente a cultura organizacional

Primeiramente, é preciso compreender que não há como estabelecer uma cultura na sua organização sem que ela seja algo documentado.

É muito fácil você falar que existe uma cultura, pois são apenas palavras que uma vez proferidas logo serão esquecidas por todas.

Contudo, quando essa cultura é documentada e está visível para todos os funcionários a coisa acaba mudando de figura.

Esse tipo de Método foi adotado pelo Banco Garantia de JP Lemann, além da XP Investimentos, duas empresas de incrível sucesso dentro do mercado.

Não há como negar a existência dessa cultura. As regras estão lá. Tudo o que deve ser feito é segui-las.

Obviamente nem todo mundo vai gostar disso. Existem pessoas que sempre vão lutar pela manutenção do Status Quo.

Todavia, estamos falando de uma mudança positiva e necessária. Então documente o que deve ser documentado e em seguida mantenha ao seu lado somente quem concorda com isso.

Na verdade, nós já vamos falar sobre isso no tópico a seguir…

Crie um alinhamento com os colaboradores

É necessário criar uma espécie de alinhamento com todos os colaboradores da sua empresa, para que eles possam seguir a cultura que está sendo implementada.

Aliás, abra espaço para que as pessoas opinem sobre essa cultura e dêem sugestões. Você definitivamente não quer estabelecer uma cultura que vá contra o que todo mundo ali dentro acredita.

Lembre-se:

A instituição de uma cultura organizacional não é a imposição de uma vontade, mas sim a documentação dos valores já existentes dentro de uma empresa.

De qualquer forma, é importante criar esse alinhamento para que a cultura possa ser seguida da forma certa.

Desse modo você poderá ter a certeza de que todos os colaboradores sabem com precisão o que pode e o que não pode ser feito.

Incentive a liderança pelo exemplo

Não há como uma nova cultura se enraizar dentro de uma organização sem que haja a Liderança pelo Exemplo.

Que a verdade seja dita, é muito fácil documentar um cultura, falar com funcionários e esperar a magia acontecer.

Todavia, isso é uma grande ilusão.

Nenhum resultado será gerado enquanto cada um dos envolvidos não entender a importância de que eles dêem o exemplo.

Na verdade, sem que haja essa mudança de atitude por parte das lideranças jamais haverá a quebra de conduta vigente e, consequentemente, a nova cultura jamais se estabelecerá.

Quer construir uma cultura organizacional forte dentro da sua empresa?

Comece dando o exemplo e fazendo tudo aquilo que você gostaria que todos os outros colaboradores fizessem!

Foque no processo seletivo. Este é o lugar onde você vai fortalecer sua cultura organizacional

O processo seletivo é o local onde você vai fortalecer a sua cultura organizacional de uma vez por todas.

Aqui você deve contratar somente os candidatos que se mostrarem próximos ao que você espera da cultura da sua empresa.

Acredite:

Ao errar no processo seletivo você terá que lidar com diversos problemas, como por exemplo:

  • Um funcionário que não concorda com a forma de trabalho da sua organização;
  • Uma “laranja podre” que inconscientemente irá sabotar o ambiente de trabalho;
  • Gastos em treinamentos inefetivos;
  • Riscos de arruinar o processo de implementação da nova cultura.

Então, por favor, invista um pouco mais no processo seletivo e faça isso com muita calma. 

Afinal, uma escolha correta colocará para dentro da sua organização alguém que irá trabalhar para perpetuar a sua cultura!

Promova treinamentos

Os treinamentos são fundamentais para que uma nova cultura seja estabelecida.

Dentro desse âmbito de treinamentos as Palestras se mostram extremamente eficientes já que conseguem condensar uma grande quantidade de informações em uma mensagem única.

De fato, um bom palestrante treinará a sua organização da melhor maneira possível e a deixará alinhada com a sua cultura organizacional.

Jamais veja isso como um gasto, mas sim como um investimento. Cada centavo investido aqui será revertido em conquistas futuras e em um melhor ambiente de trabalho.

Se você quer saber como escolher o palestrante ideal para o seu objetivo, confira o nosso post que fala especificamente sobre isso.

Verifique quais são os resultados e planeje novas ações

É muito importante que ao longo do tempo você faça uma análise clara sobre os resultados que esse processo está tendo e então planeje novas ações com base neles.

Não existe uma regra sobre o período necessário para se estabelecer uma cultura ou uma forma de tornar isso mais rápido.

Dependerá exclusivamente do método utilizado, dos investimentos e da liderança.

Seja como for, você precisa estar constantemente verificando a eficácia desse processo, para assim poder compreender o caminho que está sendo traçado.

E agora?

Não há mais tempo para perder. A hora de implementar e construir uma cultura organizacional forte é agora!

Fazer isso trará uma grande vantagem competitiva para o seu negócio e lhe dará a possibilidade de alcançar novas posições dentro do mercado.

Lembre-se de que o ativo mais valioso que uma organização pode possuir são as pessoas que ali trabalham, pois são elas que fazem com que tudo aconteça.

Estabelecer uma cultura para esse negócio quer dizer que você criará uma “cola” que unirá todas essas pessoas e as ajudará a caminhar na mesma direção, unindo suas forças para obter resultados superiores!

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