Com cada vez mais ênfase no bem-estar e no autoaperfeiçoamento no trabalho , as empresas precisam investir em oportunidades de desenvolvimento para seus colaboradores para mantê-los satisfeitos e felizes no trabalho.
Iniciar um programa de mentoria é uma maneira de fazer isso.
Como iniciar um programa de mentoria
Passo 1: Como defino o propósito e os objetivos do meu programa?
Em primeiro lugar, quais são as principais razões para querer iniciar um programa de mentoria do ponto de vista organizacional?
O engajamento dos colaboradores é baixo?
Os talentosos estão saindo?
Seu equilíbrio de gênero na liderança é altamente desigual?
Há muitas maneiras pelas quais um programa de mentoria pode apoiar seus objetivos de negócios, criar uma melhor cultura no local de trabalho e apoiar a contratação e retenção.
Quaisquer que sejam os motivos, defina-os claramente com sua equipe e certifique-se de mantê-los na vanguarda ao projetar e executar seu programa de orientação.
Em segundo lugar, identifique as principais razões e motivações para as pessoas se inscreverem no programa de mentoria. Estes serão naturalmente diferentes dos motivos do negócio, mas são vitais para definir a fim de atrair pessoas para o programa e entregar valor.
Um exemplo de motivo pode ser:
- Um mentorado pode se inscrever porque deseja obter uma promoção ou aumentar sua confiança.
- Um mentor pode se inscrever porque deseja aprimorar suas qualidades de liderança.
Em terceiro lugar, o que você pretende alcançar com o programa de mentoria? E como você pode medir seu sucesso?
Para enfrentar um desafio como o baixo engajamento dos colaboradores, você deve definir as métricas e os KPIs que acompanhará com antecedência. Você pode usar esses KPIs para definir metas para ter uma definição de sucesso para seu programa.
Ou seja, um programa de orientação de diversidade pode acompanhar as taxas de promoção e autoconfiança dos participantes, em comparação com os não participantes.
Esta etapa é crucial para acertar, pois os gestores do programa geralmente terão que relatar o ROI do programa à diretoria.
Dito isto, nem tudo são metas e objetivos de negócios. Você também deve descrever o que pode ser o sucesso para os mentorados e mentores e como você pode acompanhar e medir seus objetivos.
💡 DICA TOP: Não faça suposições quando se trata dos mentorados e mentores envolvidos no programa. Nesta fase de planejamento, faça uma pesquisa para descobrir os principais motivos do interesse em mentoria entre sua empresa e o que eles esperam alcançar participando.
Dessa forma, você pode projetar seu programa para atender às suas necessidades como empresa e às necessidades de seu pessoal. Também ajudará quando se trata de atrair participação! 💡
Passo 2: Como eu crio um programa de mentoria?
Hora dos detalhes. Em seguida, você precisa projetar as especificidades do programa de orientação. Algumas coisas a serem delineadas nesta fase incluem:
- Quantos espaços estão disponíveis?
- É exclusivo ou inclusivo? (ou seja, você está escolhendo os participantes)
- Se for inclusivo, como as pessoas podem se inscrever?
- Qual é o processo de inscrição?
- Como você incentivará as inscrições?
- Como você lançará o programa de mentoria?
- Quanto tempo durará a relação de mentoria?
- Como você combinará os participantes?
- Qual é o compromisso esperado dos participantes?
- Como você vai monitorar o progresso?
- Como você vai relatar o sucesso?
Há uma série de outras perguntas para ajudar a projetar as especificidades do seu programa de mentoria, dependendo muito do tipo de organização e dos objetivos do programa.
Passo 3: Como devo integrar mentores e mentorados?
Um desafio fundamental para os organizadores de programas de mentoria é fazer todo o trabalho acima e obter baixas taxas de participação.
Os programas de mentoria só podem ser dimensionados se a integração estiver funcionando de forma eficaz.
Aqui estão nossas dicas sobre como atrair pessoas para seu programa de mentoria:
- Comunique os benefícios para mentores e mentorados
Não presuma que as pessoas já sabem por que devem se preocupar com a mentoria. Para gerar interesse, você precisa realmente destacar o que há para eles. Se você precisar de um lembrete, temos algumas estatísticas matadoras que você pode compartilhar.
- Remova o máximo possível de barreiras à entrada
As pessoas podem não se inscrever em um programa de mentoria por falta de tempo, medo de dobrar sua carga de trabalho ou de não conseguir se comprometer. Pense em remover o maior número possível de barreiras ao seu programa de mentoria.
- Ofereça materiais de treinamento e preparação
Para muitos, esta pode ser a primeira experiência de mentoria. Para incentivar o maior número possível de pessoas a se inscreverem no seu programa de mentoria, tente oferecer materiais de treinamento e preparação para que as pessoas se sintam informadas e, portanto, mais à vontade para se comprometer.
- Junte as principais partes interessadas e líderes
Encontre as pessoas em sua organização com o peso mais influente e venda-lhes o sonho primeiro. Se você conseguir que eles se inscrevam no programa e conversem sobre isso com outras pessoas da empresa, eles atuarão como embaixadores do programa e incentivarão as inscrições.
Se você puder fazer tudo isso, não deverá ter problemas para atrair participantes para iniciar um programa de mentoria!
Passo 4: Como posso combinar mentores e mentorados?
Essa etapa também levanta muitos problemas para as equipes de RH e T&D ou para quem está gerenciando o programa de mentoria.
Você fez o trabalho árduo de projetar o programa e integrar muitos participantes ansiosos – agora, como combiná-los ?
Os detalhes que os participantes foram solicitados a inserir no momento da inscrição – como histórico, habilidades, experiência, interesses e assim por diante – podem ser usados para combinar mentorados com mentores que podem ajudá-los a alcançar seus objetivos.
Na maioria das vezes, isso é feito manualmente pelos organizadores do programa, pois são eles que conhecem melhor os objetivos e os participantes.
Passo 5: Como posso medir o sucesso e o ROI do meu programa?
O estágio final de iniciar um programa de mentoria é medir seu sucesso em relação aos seus objetivos. A execução desses programas (como este guia demonstra) exige muito trabalho e, portanto, os gestores de programa geralmente precisam relatar e provar o ROI.
É importante medir o sucesso em todas as áreas do programa de mentoria, mesmo que você não tenha atingido suas metas como negócio (engajamento dos colaboradores, por exemplo), os resultados positivos para os mentorados em termos de desenvolvimento pessoal ainda podem ser esmagadores.
O programa de mentoria não falhou, pode ser o caso de pegar o que você aprendeu e tentar novamente.
Coisas para medir:
- Os objetivos de negócios traçados
Você atingiu seus KPIs como resultado do programa de mentoria?
- Desenvolvimento pessoal do mentorado
O mentorado atingiu seus objetivos? Que impacto o programa de mentoria teve sobre eles?
Também é crucial pedir feedback de todos os participantes nesta fase. Os mentores ficaram satisfeitos com o resultado de seu relacionamento? Eles seriam mentores novamente? O que poderia ser melhorado no programa? Quais foram os maiores desafios? E assim por diante.
Se for a primeira vez que você está iniciando um programa de mentoria, você aprenderá infinitas coisas sobre como melhorar e iterar para futuros grupos.
Junte-se a Talkstars e leve o programa de mentoria para sua empresa
Na Talkstars, somos obcecados por ótimos relacionamentos de orientação. Queremos que nossos mentorados recebam orientação personalizada para atingir seus objetivos., Além disso, temos um programa de mentoria dedicado para sua empresa, acelerando o desenvolvimento de líderes e líderados.
Experimente e inspire-se. Inscreva-se gratuitamente agora.