As palestras são uma excelente forma de educação de mercado, aquisição de novos clientes, desenvolvimento de pessoas, fortalecimento de cultura nas empresas e até mesmo para apresentação de novos produtos e serviços para os consumidores.
No entanto, montar uma palestra de sucesso não é uma tarefa tão simples como as pessoas pensam, requer muito planejamento estratégico e mão na massa.
Se você está pensando em trazer palestras para sua empresa, seja no presencial ou online, vamos te dar algumas dicas de como organizar esse tipo de evento. Vamos lá!
Preparação da palestra
Organizar uma palestra é semelhante a outros tipos de eventos corporativos como workshops, convenções e treinamentos.
É preciso verificar qual objetivo da palestra e o tipo de impacto pretendido ao meu público. O conteúdo vai resolver algum problema interno da minha empresa? Os colaboradores estão desanimados? O conteúdo vai trazer capacitação e reflexão?
Antes de mais nada, é preciso analisar esses pontos antes de estruturar de forma geral a palestra.
Após a realização dessa análise, deve-se verificar o que será envolvido na palestra, como por exemplo:
Quanto vai custar para trazer um palestrante? O formato da palestra será online ou presencial? O melhor dia e horário é fora do expediente ou não? Qual o perfil do meu público? Terá coffee break?
Crie uma planilha e documente todas essas informações. Coloque os valores de cada item, tudo será necessário para medir os resultados após a palestra e para apresentar essas informações para sua diretoria.
Além disso, se esse modelo de palestra for eficiente, você já terá um histórico como base.
Escolha dos palestrantes
A escolha do palestrante é o item fundamental e de sucesso para esse tipo de evento corporativo. Mesmo que às vezes você já tenha um nome em mente, é necessário verificar a opinião de especialistas do mercado.
Aqui na Talkstars temos vários curadores que fazem um diagnóstico sem compromisso para verificar se aquele palestrante pode encaixar em seu briefing.
Outra informação importante, o mais caro nem sempre é o melhor. Tenha muito cuidado para não cair em armadilhas de contratar determinado palestrante famoso só porque “todo mundo” está contratando.
Mais uma vez reforçamos para você, fale sempre com algum especialista.
Além disso, os palestrantes precisam ter uma boa capacidade de falar em público, se expressarem de forma clara e direta, de acordo com o perfil do público e as características da empresa.
O palestrante também tem que estar preparado para responder e tirar as dúvidas do público, isso demonstra que ele sabe interagir e engajar o público.
Questões burocráticas dos palestrantes
Não sei se você sabe, mas vamos compartilhar essa informação, se por um acaso você contratar um palestrante famoso, na maioria das vezes você vai pagar o cachê da palestra mais o valor de deslocamento (se o evento for presencial) e o valor de alguém da equipe da assessoria que acompanhará o profissional no dia.
Além disso, é necessário avaliar os contratos, pois alguns palestrantes desse porte não autorizam o uso da palestra gravada e, talvez, esse item seja importante para você como uma forma de comunicação interna para seus colaboradores, líderes e diretoria.
Então, atente-se a esses detalhes quando for necessário lidar com esse tipo de palestrante.
Estrutura do evento corporativo
Agora é hora de pensar na execução da palestra! É preciso providenciar os itens necessários para que a palestra aconteça, desde do início até o encerramento.
Crie um check list dos itens importantes que não podem faltar para garantir o trabalho dos palestrantes, e, não deixe de perguntar se eles precisaram de alguma coisa extra, de equipamento, som, flip chart e outros itens.
Para que tudo seja um sucesso, a melhor forma é acompanhar o progresso do check list que você criou em forma de planilhas, documentos ou até sistemas de organização de eventos.
Assim você minimiza que algo passe despercebido e a realização da palestra seja afetada.
Divulgação da palestra
Tudo pronto para realizar a palestra? Então é hora de começar a divulgação para seus colaboradores. E por meio de qual canal que eles vão saber sobre a palestra e se prepararem para o grande dia?
Normalmente é realizado um cronograma planejado para que os colaboradores tenham vontade de participar e que, desde a divulgação da palestra, eles já se sintam engajados com o evento.
A divulgação da palestra é feita nos canais via e-mail, TV corporativa, mural impresso e até mesmo a liderança é uma forma de divulgação.
Além disso, a divulgação é forma das pessoas saberem onde será o evento, horário, local, o tema que será abordado, entre outras informações que normalmente se tornam dúvidas.
Uma boa prática é enviar um convite na agenda de todos os colaboradores, dessa forma você consegue identificar quem aceitou ou não e verifica a média das pessoas engajadas.
Conclusão
Você percebeu que realizar uma palestra não é tarefa fácil, porém, os resultados são inúmeros, inclusive podem impactar até no aumento de faturamento da empresa.
Além disso, as pessoas vão se sentir importantes e isso fortalece a cultura organizacional da empresa.
Empresas de todos os tamanhos podem montar uma palestra de sucesso, se caso você ainda tem dúvidas de qual palestrante contratar ou não sabe o direcionamento do mercado, a Talkstars pode ajudar você clicando aqui.
Não se esqueça de planejar as ações, acompanhar e medir os resultados, seja em forma de avaliação após a palestra ou o impacto que o conteúdo fez para a empresa 🙂