O desenvolvimento de uma forte cultura de produtos é fruto de muito trabalho coletivo e é resultado de múltiplas influências e experiências.
A cultura do produto é um conjunto de crenças, comportamentos e práticas que são compartilhados por um grupo de colaboradores que trabalham para um produto ou empresa.
De maneira simplificada, são atitudes, opiniões e comportamentos colocados em ação no desenvolvimento e gestão dos produtos.
Abaixo, você irá conhecer alguns pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura de produtos efetiva.
Centralidade do cliente
Produtos devem ser construídos partindo das necessidades do cliente e todo esforço deve visar oferecer boa experiência de uso e atendimento para que ele se mantenha satisfeito.
É fundamental para o time de Produtos e para todas as áreas da empresa o entendimento do motivo que leva seu cliente/usuário a realizar uma compra.
Pessoas não compram “O que” você vende, mas o “Por que” você vende. Depois de que as pessoas entendem isso, você não perde tempo tendo que criar subterfúgios para que elas olhem para o seu produto.
O “Por que” deve direcionar tudo o que a empresa e o time de Produtos faz, caso contrário, há uma boa chance das pessoas não terem alinhamento claro para onde elas devem focar seus esforços. Todas as decisões, seja uma funcionalidade ou até reposicionamento de mercado, deve vir do “Por que” fazemos o que fazemos.
Ownership
É fundamental que os representantes do time de Produto tenham sentimento de dono nas tomadas de decisão. Agir como dono traz o comprometimento necessário para otimizar e melhorar o processo de construção de valor aos clientes.
Faz parte do escopo de atuação do profissional de Produto influenciar as diversas áreas da companhia em prol de melhorias na experiência de uso de seus clientes.
Análise de Mercado
Agir com equilíbrio em relação às tomadas de decisão de curto e longo prazo é importantíssimo para a construção e evolução da cultura de produtos.
O conhecimento profundo e constante dos usuários vai permitir a identificação de ganho no curto prazo (low hanging fruits). Por outro lado, os profissionais de Produto devem observar e antever os movimentos do mercado.
Um bom Product Manager precisa olhar constantemente para dentro e fora de sua organização. É necessário conhecer as forças e fraquezas da companhia em que atua (sem segredos, análise SWOT na veia).
Também é muito importante conhecer como os concorrentes oferecem seus produtos/serviços.
Métricas
A utilização de métricas de produto é um passo fundamental para maturidade do seu time. O acompanhamento e a análise de dados permite avaliar se a estratégia de um produto ou portfólio de produtos está no caminho certo, ou não.
Porém, não basta olhar para indicadores de maneira isolada, mas sim adotar uma boa estratégia de Product Analytics. Para isso, os colaboradores do time de Produtos devem ter uma relação muito próxima com o time de Dados.
O principal objetivo do acompanhamento de tais métricas é a identificação de padrões de comportamento dos usuários.
É uma atribuição do Product Manager traduzir as informações obtidas nas métricas em melhorias para seus produtos.
Além da utilização de métricas para acompanhamento das iniciativas do seu time e também para a tomada de decisão, cabe ao Product Manager fornecer uma visão mais abrangente e analítica sobre fatores que influenciam os resultados ao C-Level de sua organização.
Existem diversas métricas diferentes que podem e devem ser monitoradas pelo time de Produtos, tais como: Custo de aquisição do cliente (CAC), Customer Lifetime Value (LTV), Taxa de Conversão, Taxa de Recompra e muito mais.
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