A rotina das empresas normalmente é baseada em cumprir metas, iniciar novos projetos, liderar e gerenciar pessoas, entre outras atividades consideradas essenciais para alcançar os objetivos traçados pela corporação. Porém, todo profissional precisa de inspiração para o seu desenvolvimento pessoal.
Algumas organizações têm adotado a contratação de um palestrante motivacional para dar aos colaboradores uma visão diferente em suas rotinas. O maior resultado da realização de uma palestra é a reflexão e aumento do conhecimento, indispensável para a mudança.
Para quem trabalha com RH, Marketing e Eventos os desafios são imensos para a contratação de um palestrante motivacional. É preciso gastar muito tempo com pesquisas, conversas e análises para não se arrepender da contratação.
Por isso vamos listar alguns itens importantes para minimizar o tempo gasto com essa tarefa e acertar no palestrante ideal para o seu evento.
Perfil do palestrante motivacional
Antes de mais nada é necessário traçar o perfil de palestrante adequado para o seu evento e que esse encaixe no valor disponibilizado pela sua empresa. Nesse momento, não é necessário ter um nome em mente, mas pensar quais as características que esse profissional deve ter. Será mais extrovertido? Formal? Na maioria das vezes não pensamos nessas características.
Às vezes o palestrante motivacional pode ter nome mais renomado, como por exemplo, TOP VOICE no Linkedin, porém não está alinhado com os valores da empresa e o seu evento. Às vezes, aquele profissional não tão conhecido se encaixa perfeitamente para a sua necessidade.
Além disso, o palestrante deve ser inspirador, encantar o público, ter conhecimento prático e ser muito carismático. Sua habilidade deve motivar e trazer reflexões.
Normalmente o objetivo desse conteúdo que traz resultados para as empresas é baseado em alguns pilares como por exemplo:
- Informação;
- Prevenção;
- Conscientização;
- Educação;
- Motivação, na prática;
Como contratar um palestrante motivacional?
Primeiramente existem várias formas de contratar um palestrante. Alguns meios são mais rápidos e outros mais lentos, porém vai depender muito da sua disponibilidade de tempo, investimento e paciência.
Não poderíamos deixar de fora a nossa plataforma online Takstars, que é um dos meios mais rápidos comparando com Google e Indicação na sua rede de networing. Vamos deixar aqui alguns palestrantes na nossa comunidade em que várias empresas e eventos já contrataram através da nossa tecnologia.
O Linkedin vem aumentando o número de usuários na ferramenta, porém não tem a finalidade específica de localizar palestrantes. Se faz necessários acessar o Youtube para tentar encontrar algum vídeo para verificar como é a dicação do palestrante.
Outra informação importante é contratar um palestrante famoso não é certeza que resolverá o problema da sua empresa. Preço não é valor, e valor só existe quando o problema é resolvido.
Quanto custa contratar um palestrante motivacional?
Antes de você começar pesquisar valores é necessário ter uma estimativa de budget para investir em um palestrante. Em alguns casos as empresas preferem o palestrante mais famoso, mas não realizam pesquisas nem fazem uma projeção financeira.
Neste mercado há vários níveis de palestrantes motivacionais e o orçamento pode variar muito, porém como estamos aqui para te ajudar, vamos passar uma estimativa de valores, na média giram em torno de:
- 31 mil à 100 mil: Palestrante reconhecido mundialmente;
- 10 mil à 30 mil: Palestrante famoso;
- 6 mil à 9 mil: Palestrante crescente;
- 1 mil à 5 mil: Palestrante de mercado;
Sempre lembrado que palestrante bom não está vinculado a valores financeiros, mas sim se resolve as suas dores e gera valor.
Colocamos essa tabela de investimento para dar uma estimativa de valores do mercado. Esse tipo de profissional não tem como precificar o que se paga e entrega.
Quais itens são decisivos para contratar um palestrante motivacional?
Para comprar algum produto ou serviço é necessário pesquisar muito. E sempre há algumas características e itens que são primordiais para comprar alguma coisa, no mercado de palestras, não é diferente.
Vamos listar alguns itens que vão te ajudar bastante para que você esteja preparado no momento de conversar com o tomador de decisão para seu evento.
Vídeos
O item mais importante quando você está querendo contratar um palestrante. Além disso, é muito difícil alguém contratar um palestrante sem assistir um trecho de uma palestra, entrevistas ou apresentação do seu conteúdo.
Nesta etapa é importante focar na dicção do palestrante, se a abordagem é interessante e se a comunicação está trazendo confiança.
Conteúdo
O que é mais importante para você? Qual o tema principal do seu evento? Qual o impacto que você quer trazer para as pessoas?
Se você não tem o conteúdo alinhado com o palestrante, dificilmente o evento será um sucesso e as pessoas vão sair da mesma forma que entraram.
Em vários casos os contratantes jogam a “bola” para o palestrante sobre o conteúdo, porém é necessário que você saiba o que você quer, como será a abordagem e formato do conteúdo, quantos minutos. Esse é um ponto de atenção em seu planejamento! Fique atento.
Contrato
Não feche uma palestra sem assinatura de um contrato e emissão de nota fiscal, pois a palestra é um negócio jurídico, igual à contratação de software e outros serviços.
Neste documento tem que conter informações do briefing, as obrigações e direitos de ambas as partes.
O contrato faz com que as duas partes se comprometam com as responsabilidades do evento, para que tudo saia perfeito.
Resumo
Contratar um palestrante motivacional não é tarefa fácil requer paciência, pesquisas e dedicação, porém você pode fazer sozinho, e talvez demore um pouco, ou você pode acessar a nossa plataforma online, agilizamos todo esse processo.
Portanto, para que o seu evento seja um sucesso, contratar um palestrante motivacional é um item primordial para seus colaboradores.