É inquestionável que as pessoas estão falando cada vez mais sobre diversidade. Seja nas redes sociais, comunidades, roda de amigos, você já se deparou, em algum momento, com esse assunto.
Mas como aplicar na minha empresa? Como começar?
Neste artigo vamos dar dicas práticas para que você possa aplicar na sua empresa.
É preciso ter diversidade nas empresas?
Apesar de termos uma grande diversidade na cultura brasileira, muitas corporações optam por um padrão próprio de funcionários.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, em 2016, entrevistando 500 empresas, 94,2% dos cargos executivos pertencem a brancos, ao mesmo tempo que só 4,7% dos negros ocupam cargos desse nível, e, pessoas de origem indígena nem apareceram na pesquisa.
Outro dado desse mesmo estudo é sobre a representatividade feminina em cargos executivos, onde as mulheres caracterizam 58,9% dos estagiários e somente 13,6% dos cargos de liderança.
Como implementar a diversidade na empresa?
Para aplicar a diversidade é necessário revisar alguns processos e valores da corporação, além disso, é necessário ter uma mudança de mentalidade da organização.
Vamos listar aqui algumas etapas que podem te ajudar:
1. Diagnóstico da empresa
O primeiro passo é realizar um diagnóstico preciso da organização. A empresa está preparada nesse momento para receber ações de diversidade? Têm algum histórico que já realizou uma palestra, conversas sobre esse assunto? Como as pessoas se portam diante a esse tema?
É necessário analisar o quadro de colaboradores e identificar pontos de diversidade ou nichos que as pessoas têm o mesmo perfil.
A partir desse diagnóstico é possível entender melhor os aspectos que podem ser melhorados.
2. Rever a cultura organizacional
A cultura organizacional é um pré requisito para implementação da diversidade. É preciso ter um ambiente aberto e livre de preconceitos, capaz de incorporar os princípios fundamentais da inclusão.
Os gestores juntamente com os rhs devem conceber processos pautados nos valores da organização, bem como, desenvolver uma estrutura interna que reflita a ideologia e a filosofia da empresa baseada na diversidade.
Muito se fala em diversidade em empresas atualmente, e não é por menos.
3. Liderança
O papel da liderança é fundamental para que a implementação da diversidade passa ser aplicada naturalmente. Invista no desenvolvimento de líderes dispostos a ouvir e que saibam coordenar pessoas diferentes.
Os líderes são espelho da empresa e devem medir diálogos sobre esse assunto com seus funcionários.
Além disso, a própria definição de lideranças deve considerar a diversidade, dando oportunidades para diferentes talentos.
4. Processo seletivo
Sabemos que a porta de entrada das pessoas é o recrutamento e seleção, procure estruturar esse processo para atrair pessoas diferentes de acordo com o planejamento da diversidade.
Uma estratégia interessante é realizar a contração a cegas, na qual, informações como gênero e idade são omitidas no currículo.
5. Promover palestras e treinamentos sobre diversidade
Promover diversidade não é fácil e precisa ter uma constância com trabalhos educativos.
É preciso educar as pessoas para aceitar e serem aceitos, para ampliar uma visão sobre o trabalho e relações interpessoais.
Aqui na Talkstars temos alguns especialistas que realizam palestras sobre esse assunto, caso você queira dar uma olhada é só clicar aqui.
Além disso, agenda da cultura de diversidade deve constar treinamentos, discussões e capacitações sobre esse assunto.
Exemplo de diversidade nas empresas
A Johnson & Johnson, especializada em produtos farmacêuticos e de higiene, que foi eleita pela DiversityInc, no ano de 2018, como a 1º melhor empresa que investe em diversidade.
Dos 13 executivos que ocupam cargos de direção na companhia, encontramos 3 negros, 3 mulheres e um latino.
Escolher pessoas diferentes das que você encontra atualmente em sua equipe na hora de contratar pode levar a sua organização a patamares mais altos.
E aí, qual a sua opinião sobre esse assunto? Sua empresa já possui uma equipe diversa ou está construindo uma? Compartilhe aqui nos comentários a sua experiência!