Eventos no Brasil e no mundo inteiro sofreram ou estão sofrendo alterações devido a pandemia de COVID-19: Olimpíada de Tóquio, campeonato de Fórmula 1, finais da Champions League, Lollapalloza Brasil, São Paulo Fashion Week, até mesmo as gravações das novelas foram canceladas. E não para por aí, a cada dia que passa a lista de eventos suspensos cresce ainda mais.
As suspensões ou adiamentos estão ocorrendo porque é preciso evitar aglomerações para que o novo Coronavírus não se prolifere. Os estabelecimentos que descumprirem isso, poderão ter o alvará de funcionamento cassado.
Embora estes estejam sendo tempos difíceis, você não precisa, necessariamente, cancelar o seu evento. E para que o cancelamento não aconteça, aqui vão duas alternativas acessíveis que você pode usar, confira:
1ª alternativa: Adie seu evento
Para adiar a realização dos seus eventos, a primeira coisa a ser feita é informar as pessoas já inscritas que o evento será adiado. Para isso você pode enviar um e-mail para elas ou postar comunicados pelas redes sociais (pode ser stories ou postagens) explicando o porquê da decisão, ressalte que é para a segurança e saúde de todos.
É importante também já divulgar a nova data do evento, ou, caso você deseje esperar a pandemia acabar para remarcá-lo, avise aos seus clientes que a data será decidida posteriormente.
2ª alternativa: Realize seu evento de forma online
Continuar as atividades presenciais de forma digital é uma ótima alternativa que traz muitas vantagens. Você pode contratar um palestrante, depois que o evento acontecer, disponibilizar materiais aos participantes: as palestras em vídeo ou em formato de podcasts. Isso até sairá como um bônus.
Além do mais, é importante unir seu público em diversos canais: melhores amigos do instagram, telegram, grupos do facebook etc. Você também pode criar um evento no facebook, será mais um meio de divulgação de informações.
Para realizar seu evento de forma online você pode fazer lives no Instagram, videochamadas pelo Zoom, Hangouts, Whereby (Appear) ou fazer transmissões ao vivo pelo YouTube.
É muito importante você se posicionar e reforçar o quanto a solidariedade e a empatia são fundamentais neste momento pelo qual o Brasil e o mundo estão passando, pois a saúde de todos e o bem comum devem vir em primeiro lugar.
E, é claro, como as pessoas estão a maior parte do tempo em suas casas, incentive para que esse tempo seja usado a fim de assistirem o seu evento online ou crie micro conteúdos em suas redes sociais para gerar interação até a nova data do seu evento presencial chegar.