[Gest Post] Como engajar as pessoas nos eventos online?

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Sumário

Eventos Online tem algumas particularidades que precisam ser levadas em consideração na hora que está sendo planejado, a forma de engajar é diferente um evento presencial para um online.

Neste artigo você encontrará:

  • O que é engajamento?
  • Por que é importante engajar o público?
  • Importância de criar ações para engajar.
  • Como manter os participantes envolvidos com o evento.
  • Idéias de interação para aplicar nos eventos online.
  • Práticas de engajamento.
  • Medidores de sentimentos para eventos online.
  • Dica Extra.

Depois de ler este artigo você terá muito mais clareza de quais ações tomar para que o público do seu evento se engaje e assim tornar seu evento memorável.

O que é engajamento?

Segundo a Escola de Marketing o engajamento é o envolvimento, interação, relacionamento entre a marca e o participante.

Brian Haven, da consultoria Forrester, escreveu uma definição sobre medidores de sentimentos, que ele classifica em: Envolvimento, Interação, Intimidade, Influência.

Em um evento online podemos trabalhar a mesma base do marketing para criar engajamento nós participantes.

É preciso que o evento crie relevância para os participantes, para isso é preciso pensar nas dores que a persona tem, criar empatia não apenas de pensar como ele ou ela é, mas realmente se colocar no lugar da pessoa e criar ações positivas para que ela se sinta pertencente naquele momento.


Por que é importante engajar o público?

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Em média uma pessoa se mantém focada de 10 a 15 minutos em frente ao computador, o evento online compete com e-mail, redes sociais, tarefas no mundo presencial (correio, alguém chamando, etc) .

E quando a pessoa se dá conta ela já deixou de participar do evento, algumas vezes a pessoa nem volta ou quando volta acaba perdendo o contexto do evento, fazendo com que a pessoa se sinta desmotivada.


Importância de criar ações para engajar

Pensar em ações que engajem fará com que haja um maior envolvimento do participante com a marca, trazendo resultados positivos para os objetivos e metas traçados no planejamento do evento, além da fidelização dos participantes em edições futuras.

O engajamento começa muito antes do evento iniciar, ainda no pré evento é possível criar ações como o uso do Storytelling para gerar emoção, conexão e identificação com o evento, além disso, quando se usa está ferramenta é possível prender a atenção da persona e encaminhá-la para uma ação, por meio da emoções que como consequência irá gerar muito mais vendas e conversões para o evento.

Como manter os participantes envolvidos com o evento?

O primeiro ponto é levar em consideração o conteúdo, ele é o primeiro chamariz do evento online e se ele não for envolvente, dinâmico, valioso aos olhos dos participantes isso diminuirá a chance da pessoa permanecer envolvida com o evento.

Por esta razão se dá a importância de realizar uma curadoria do evento alinhado para o ambiente virtual, humanizando assim o evento.

Ainda pensando no conteúdo é preciso adaptar para o online, uma palestra de 40 minutos que antes era feita no presencial agora é necessário adequar para no máximo 25 minutos, pois o longo tempo no virtual pode causar um efeito contrário no participante, fazendo com que ele perca o interesse pelo conteúdo.

Criar um momento de interação entre palestrante e participante elevará a atenção do público, por isso a dica aqui é dedicar uns minutos para esta atividade.

O segundo ponto é a experiência que o participante terá no evento, do check in até o pós evento. Qual a experiência que seu evento quer proporcionar e de que forma sua equipe está preparada para auxiliar o participante em toda a jornada do evento são pontos a serem levados em consideração. As interações são fontes de engajamento com os participantes, abaixo trago algumas idéias de interação para aplicar nos eventos online como por exemplo:

  • Reuniões, Chat, Enquetes, nos encontros menores pode ser feito rodas de conversa ou mesa redonda.
  • Disponibilizar um quadro branco para os participantes dividirem seus insights durante o evento.
  • Promova networking ou discussões mais íntimas.
  • Misture diferentes formatos: vídeos pré-gravados, transmissões ao vivo e até bate-papos ou entrevistas.
  • Dê opção do participante ter uma agendas personalizada, principalmente em eventos com várias sessões ou com vários dias -Fazer atividade de ice-break.

Práticas de engajamento

Para elevar ainda mais o envolvimento dos participantes listei abaixo algumas outras ações que você pode combinar com o seu evento online.

  • Músicas;
  • MC animado;
  • Proporcione um ambiente acolhedor;
  • Gamificação com os participantes;
  • Insira vídeos que possam mexer com os sentimentos dos participantes;
  • Conversas mais informais entre os apresentadores e os participantes;
  • Ambiente visual limpo e de qualidade;

Medidores de sentimentos para eventos online

boas-praticas

Lembra dos medidores de sentimentos? É possível usar o mesmo conceito do marketing para aplicar no evento online.

1 ) Envolvimento: pode ser mensurado através dos resultados como: quantidade de check-in x inscritos, participação nas enquetes e chat, etc.

2) Interação: comentários no chat, pedidos de informações, discussões.

3) Intimidade: monitorar o afeto da pessoa com o evento para entender qual a opinião/perspectiva registrado no chat, redes sociais.

4) Influência: probabilidade da pessoa retornar para uma segunda edição ou de trazer amigos e familiares para o evento.

Por fim, um evento que traga envolvimento só ajudará nas estratégias da marca, mas para que isso aconteça reforço que é preciso entender a dor da persona e definir qual o propósito do evento e transparecer com clareza para os participantes.

Além disso, outro ponto que quero ressaltar aqui é que as pessoas estão mais propensas a participar de eventos que tenham um olhar social, isso também tem sido uma fonte de envolvimento para o público.

Dica Extra

Portanto, quando se pensar em engajar nos eventos online é preciso levar em consideração quais tipos de dispositivos estão sendo mais utilizados. Segundo pesquisa levantada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, divulgados em julho de 2018, apontam que 49% dos brasileiros usam apenas o telefone celular para acessar a rede, já as pessoas que combinam acessos por computador e celular somam 47%.

O estudo mostra ainda que o modo de acesso exclusivo pelo celular é ainda mais rotineiro nas classes D e E. Nas classes A e B, em geral, há outros dispositivos em que a pessoa se conecta.

Para finalizar quero deixar a mensagem de que engajar nos eventos online só trarão benefícios, mas é preciso direcionar os esforços para o que realmente importa, ou seja, para a persona do evento, é preciso ter em mente entregar muito mais do que o público espera, com isso o feedback do evento será super positivo e valerá todo o investimento empregado.

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