Eventos Online tem algumas particularidades que precisam ser levadas em consideração na hora que está sendo planejado, a forma de engajar é diferente um evento presencial para um online.
Neste artigo você encontrará:
- O que é engajamento?
- Por que é importante engajar o público?
- Importância de criar ações para engajar.
- Como manter os participantes envolvidos com o evento.
- Idéias de interação para aplicar nos eventos online.
- Práticas de engajamento.
- Medidores de sentimentos para eventos online.
- Dica Extra.
Depois de ler este artigo você terá muito mais clareza de quais ações tomar para que o público do seu evento se engaje e assim tornar seu evento memorável.
O que é engajamento?
Segundo a Escola de Marketing o engajamento é o envolvimento, interação, relacionamento entre a marca e o participante.
Brian Haven, da consultoria Forrester, escreveu uma definição sobre medidores de sentimentos, que ele classifica em: Envolvimento, Interação, Intimidade, Influência.
Em um evento online podemos trabalhar a mesma base do marketing para criar engajamento nós participantes.
É preciso que o evento crie relevância para os participantes, para isso é preciso pensar nas dores que a persona tem, criar empatia não apenas de pensar como ele ou ela é, mas realmente se colocar no lugar da pessoa e criar ações positivas para que ela se sinta pertencente naquele momento.
Por que é importante engajar o público?
Em média uma pessoa se mantém focada de 10 a 15 minutos em frente ao computador, o evento online compete com e-mail, redes sociais, tarefas no mundo presencial (correio, alguém chamando, etc) .
E quando a pessoa se dá conta ela já deixou de participar do evento, algumas vezes a pessoa nem volta ou quando volta acaba perdendo o contexto do evento, fazendo com que a pessoa se sinta desmotivada.
Importância de criar ações para engajar
Pensar em ações que engajem fará com que haja um maior envolvimento do participante com a marca, trazendo resultados positivos para os objetivos e metas traçados no planejamento do evento, além da fidelização dos participantes em edições futuras.
O engajamento começa muito antes do evento iniciar, ainda no pré evento é possível criar ações como o uso do Storytelling para gerar emoção, conexão e identificação com o evento, além disso, quando se usa está ferramenta é possível prender a atenção da persona e encaminhá-la para uma ação, por meio da emoções que como consequência irá gerar muito mais vendas e conversões para o evento.
Como manter os participantes envolvidos com o evento?
O primeiro ponto é levar em consideração o conteúdo, ele é o primeiro chamariz do evento online e se ele não for envolvente, dinâmico, valioso aos olhos dos participantes isso diminuirá a chance da pessoa permanecer envolvida com o evento.
Por esta razão se dá a importância de realizar uma curadoria do evento alinhado para o ambiente virtual, humanizando assim o evento.
Ainda pensando no conteúdo é preciso adaptar para o online, uma palestra de 40 minutos que antes era feita no presencial agora é necessário adequar para no máximo 25 minutos, pois o longo tempo no virtual pode causar um efeito contrário no participante, fazendo com que ele perca o interesse pelo conteúdo.
Criar um momento de interação entre palestrante e participante elevará a atenção do público, por isso a dica aqui é dedicar uns minutos para esta atividade.
O segundo ponto é a experiência que o participante terá no evento, do check in até o pós evento. Qual a experiência que seu evento quer proporcionar e de que forma sua equipe está preparada para auxiliar o participante em toda a jornada do evento são pontos a serem levados em consideração. As interações são fontes de engajamento com os participantes, abaixo trago algumas idéias de interação para aplicar nos eventos online como por exemplo:
- Reuniões, Chat, Enquetes, nos encontros menores pode ser feito rodas de conversa ou mesa redonda.
- Disponibilizar um quadro branco para os participantes dividirem seus insights durante o evento.
- Promova networking ou discussões mais íntimas.
- Misture diferentes formatos: vídeos pré-gravados, transmissões ao vivo e até bate-papos ou entrevistas.
- Dê opção do participante ter uma agendas personalizada, principalmente em eventos com várias sessões ou com vários dias -Fazer atividade de ice-break.
Práticas de engajamento
Para elevar ainda mais o envolvimento dos participantes listei abaixo algumas outras ações que você pode combinar com o seu evento online.
- Músicas;
- MC animado;
- Proporcione um ambiente acolhedor;
- Gamificação com os participantes;
- Insira vídeos que possam mexer com os sentimentos dos participantes;
- Conversas mais informais entre os apresentadores e os participantes;
- Ambiente visual limpo e de qualidade;
Medidores de sentimentos para eventos online
Lembra dos medidores de sentimentos? É possível usar o mesmo conceito do marketing para aplicar no evento online.
1 ) Envolvimento: pode ser mensurado através dos resultados como: quantidade de check-in x inscritos, participação nas enquetes e chat, etc.
2) Interação: comentários no chat, pedidos de informações, discussões.
3) Intimidade: monitorar o afeto da pessoa com o evento para entender qual a opinião/perspectiva registrado no chat, redes sociais.
4) Influência: probabilidade da pessoa retornar para uma segunda edição ou de trazer amigos e familiares para o evento.
Por fim, um evento que traga envolvimento só ajudará nas estratégias da marca, mas para que isso aconteça reforço que é preciso entender a dor da persona e definir qual o propósito do evento e transparecer com clareza para os participantes.
Além disso, outro ponto que quero ressaltar aqui é que as pessoas estão mais propensas a participar de eventos que tenham um olhar social, isso também tem sido uma fonte de envolvimento para o público.
Dica Extra
Portanto, quando se pensar em engajar nos eventos online é preciso levar em consideração quais tipos de dispositivos estão sendo mais utilizados. Segundo pesquisa levantada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, divulgados em julho de 2018, apontam que 49% dos brasileiros usam apenas o telefone celular para acessar a rede, já as pessoas que combinam acessos por computador e celular somam 47%.
O estudo mostra ainda que o modo de acesso exclusivo pelo celular é ainda mais rotineiro nas classes D e E. Nas classes A e B, em geral, há outros dispositivos em que a pessoa se conecta.
Para finalizar quero deixar a mensagem de que engajar nos eventos online só trarão benefícios, mas é preciso direcionar os esforços para o que realmente importa, ou seja, para a persona do evento, é preciso ter em mente entregar muito mais do que o público espera, com isso o feedback do evento será super positivo e valerá todo o investimento empregado.
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