Duas profissionais de Relações Públicas apaixonadas por comunicação, pessoas, relacionamentos e marketing, que se conheceram por acaso em um evento em São Paulo.
A Dani Moreira, Especialista em Comunicação Corporativa e eu, Tuane Nicola Especialista em Comunicação e Marketing nas Mídias digitais tínhamos um hábito prazeroso em comum: participar de eventos até que anos (e muitos eventos) depois acabamos residindo na mesma cidade: Santa Maria/RS e criamos o nosso próprio evento. Assim nasceu o Curso SOMA em 2019.
O nome diz tudo: somamos a amizade, o conhecimento, a proatividade. Somamos o amor por RP, o propósito de compartilhar e a vontade de fazer mais pelo mercado de comunicação. A primeira edição aconteceu em novembro de 2019 com foco em Marketing Digital e Endomarketing.
A ideia era dar continuidade ao nosso projeto nesse ano, tínhamos planos e uma nova turma marcada para maio de 2020 com alguns ingressos já vendidos e aí chegou a pandemia, o distanciamento social e o cancelamento de grandes eventos.
A princípio, decidimos cancelar a edição que seria presencial, mas frente a todo o cenário e impactos na comunicação empresarial durante a pandemia decidimos nos adaptar.
Afinal, os planos mudaram, precisamos estar distanciados presencialmente porém, sem perder a conexão.
Decidimos então, criar uma forma de sormarmos juntos e juntas de forma virtual – e ao vivo e, assim, nasceu o SOMA EM CASA! Uma forma de ajudar as marcas, profissionais autônomos e profissionais de comunicação a passarem por esse período que exige atualizações e mudanças.
O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de abril e abordamos os principais desafios que as marcas estão enfrentando durante a pandemia.
O tema foi: “a comunicação interna de crise, posicionamento e conteúdo digital em tempos de pandemia” e fazer esse curso no formato online nos trouxe alguns aprendizados que compartilho aqui.
Não é hora de parar
Tem uma frase do Jeffrey Sachs que diz muito sobre o período de pandemia que estamos vivendo: “Não é sobre afastamento social. É sobre afastamento físico com conexão social”. Sabemos que grandes eventos foram cancelados ou adiados, muitas marcas tiveram suas atividades paralisadas totalmente ou parcialmente e que as dificuldades do momento são muitas, mas temos que lembrar do grande privilégio que temos atualmente: a internet.
Se o seu trabalho não está online ele não existe, portanto, a adaptação para o digital fica ainda mais evidente e essencial. É possível se manter ativo, criar relacionamentos, adaptar um curso ou evento pro online e permanecer relevante mesmo em tempos como esse.
O digital não tem fronteiras
Com nossa primeira edição no ano passado, atingimos profissionais da nossa cidade e da região que conseguiram vir até aqui para se qualificarem e somarem com a gente.
Porém não havíamos imaginado que chegaríamos ainda mais longe.
Com o SOMA DE CASA online alcançamos pessoas de outros estados e
compartilhamos de novas visões sobre o cenário.
Como ser relevante
A lição essencial e mais simples desse momento é que ser relevante significa olhar para o que as pessoas estão precisando. Começar com a empatia de ver uma necessidade real.
Ser relevante é ajudar o outro, é solucionar problemas, é se
adaptar as novas realidades e as novas formas de fazer as coisas. A partir disso, construímos o tema do nosso curso, levando em conta o que o público precisava no momento e considerando a situação atual em que cada um se encontrava, portanto,oferecemos a inscrição por um preço super acessível e acrescentamos o “de casa” em nossa marca para deixarmos claro o novo formato online.
Um mundo de possibilidades
Os restaurantes e mercados passaram pro delivery, a telemedicina a ser utilizada, os aplicativos de comunicação a ser o novo balcão, as videoconferências agora são as novas reuniões e o ensino é à distância.
Até as reportagens da televisão são por videochamadas. Nesses novos tempos, não é mais preciso grandes produções e cenários, o melhor estúdio, um enorme palco ou grandes investimentos. Basta um bom áudio, escolher uma boa plataforma (temos várias opções disponíveis) e no fim, o que importa é a mensagem que você quer passar, a interação e atingir o propósito, que no nosso caso é compartilhar o nosso conteúdo.
É sobre pessoas
Por fim, o evento não existiria sem elas: as pessoas. Feito por e para elas. Mesmo antes da data do evento, criamos um grupo no Facebook: a Comunidade SOMA para conhecermos já os participantes e interagimos.
Os feedbacks da experiência que os participantes tiveram ao participar do curso soma de casa vieram de várias formas: foram incontáveis stories publicados sobre o evento, retorno positivo na pesquisa de satisfação pós evento e mensagens com feedbacks lindos que indicaram que estamos no caminho certo <3