As startups que podem aproveitar o conhecimento e a experiência de mentores experientes têm uma chance muito maior de sobrevivência.
Mas cada startup tem suas próprias necessidades. Neste artigo, tentaremos ajudar você a descobrir como escolher o mentor de startup perfeito.
Toda startup pode se beneficiar de ter um mentor, mas cada mentor é diferente, assim como cada startup.
Enquanto uma startup pode precisar de ajuda com aquisição de clientes para ajudar seus negócios a impressionar os investidores, outra startup pode precisar de ajuda para posicionar sua empresa antes de um IPO.
Então, que tipo de mentor de startup você deve procurar?
Aqui está o que as startups devem procurar ao escolher um mentor:
Familiaridade com o seu nicho de mercado
Se a sua startup está inserida no mercado de fintech, health tech, hrtech e assim por diante, conversar com um mentor que tenha apenas experiência no setor de SaaS pode não fazer mais sentido.
Converse com mentores que percorreram o mesmo caminho que você está prestes a seguir.
Por que falar com um mentor de startup do seu mercado:
- Você não precisa explicar o perfil do comprador para eles. Eles já “entenderam”.
- Eles podem ter um público pré-existente altamente relevante para sua empresa. Se você tiver sorte, eles podem deixar você aproveitar!
- Eles provavelmente têm uma tonelada de ideias incríveis que estão querendo testar, e eles podem simplesmente deixar você correr com eles.
- Seus conselhos serão não genéricos e altamente relevantes para seus desafios reais.
Isso significa que não há valor em conversar com mentores de outros mercados?
Absolutamente não!
As habilidades são transferíveis e não faltam pessoas que se destacaram em um mercado antes de passar para outro.Basta olhar para Elon Musk, que está envolvido em tudo, desde voos espaciais particulares a carros elétricos e hyperloops.
Mas se você deseja maximizar o retorno do seu investimento (ROI) é sempre melhor encontrar um mentor de startup que possa fornecer conselhos práticos imediatamente.
Pode ajudar com problemas imediatos
Certamente é verdade que há benefícios em promover relacionamentos de longo prazo com seus mentores. Ao mesmo tempo, porém, esses benefícios são menos pronunciados para startups em estágio inicial que estão lidando com dezenas de desafios simultâneos.
É normal que os desafios mudem com o tempo. Quando isso acontece, você pode descobrir que o mentor de startup perfeito que você encontrou há alguns anos não está mais em contato com o que você está tentando alcançar hoje.
É por isso que é uma boa ideia pensar tanto no curto quanto no longo prazo ao identificar um mentor em potencial.
Se você encontrar um mentor que esteja onde você quer estar em três anos, mantenha um relacionamento com ele.
Você pode contatá-los em dois anos, quando estiver em melhor posição para aproveitar seus conselhos.
Ideal para o estágio do ciclo de vida da sua startup
Você precisa combinar com seu mentor o estágio atual de desenvolvimento de sua startup em seu ciclo de vida.
Um mentor adequado será mais fácil de se relacionar e as táticas usadas para escalar serão mais práticas e relevantes para a situação atual da sua startup
Por exemplo, se você não está nadando em milhões em dinheiro de Venture Capital e sua startup está atualmente no estágio de MVP, pode fazer mais sentido ser orientado por um fundador com muita experiência no lançamento de startups bootstrap.
Pode validar suas ideias e estratégias
Startups e empreendedores gostam de conversar com mentores porque eles podem validar o trabalho que as startups já estão fazendo.
Quando você está trabalhando em sua startup e cria uma nova funcionalidade de produto ou estratégia de growth, é fácil ficar empolgado com isso. Ao mesmo tempo, também é fácil começar a pensar obsessivamente em todas as maneiras pelas quais a ideia pode falhar até que você se convença de tentar.
É por isso que é tão importante encontrar um mentor que possa ajudá-lo a validar suas ideias, mas também capaz de dizer quais ideias precisam de mais análise e desenvolvimento.
Em outras palavras, não é trabalho de um mentor dizer que você já está indo muito bem. É o trabalho deles dizer o que você está fazendo certo, o que precisa de mais trabalho e, possivelmente, quais ideias precisam ser descartadas completamente.
Tem a combinação de personalidade certa
Seja qual for o motivo, personalidade, cultura, certas pessoas simplesmente não se dão bem juntas.
Existem quase 8 bilhões de pessoas no planeta. É realmente tão impossível encontrar um mentor com quem você realmente goste de conversar?
Você tirará muito mais proveito da orientação se gostar das conversas e quem sabe, talvez vocês se tornem amigos.
Sem medo de ferir seus sentimentos
Se sua ideia é ruim, você precisa ser informado sobre isso.
Só porque você deve encontrar um mentor com quem goste de conversar, não significa que você deva fazer concessões quando se trata de disciplina.
Escolher um mentor que você goste é ótimo, mas certifique-se de encontrar alguém que não tenha medo de falar a verdade para você.
É por isso que gosto de procurar conselhos de pessoas que sei que não hesitam em desafiar minhas crenças e que não têm “medo de ferir meus sentimentos”.
Tem uma rede de networking que pode ser útil
Se sua startup for uma fintech, escolha um mentor que tenha uma rede de contatos no cenário de startups de fintech.
Não pergunte ao mentor se você pode usar sua rede. Isso é ruim, especialmente se for no início de seu relacionamento.
Se você precisar perguntar, espere até construir um relacionamento sólido e estar firmemente na “zona de amizade”.
Também há sempre a chance de que eles compartilhem uma de suas postagens em um site de rede social e o coloquem na frente das pessoas certas por acidente.
Quanto mais você os impressionar, maior essa chance.
Possui habilidades técnicas
Não escolha mentores que estão muito distantes da agitação inicial só porque são super bem-sucedidos.
Em vez disso, concentre-se em encontrar alguém com habilidades técnicas que possa fornecer conselhos práticos. Eles serão mais relacionáveis e as táticas que eles usaram para crescer e escalar seus negócios serão as principais e ainda válidas.
A orientação de negócios de alto nível é ótima, mas quando você lê as horríveis estatísticas sobre as taxas de falha de inicialização (+ 90% de falha) – você naturalmente se concentrará em conselhos práticos.
Na maioria das vezes, isso significa lidar com o âmago da questão: ferramentas, configurações, melhores práticas, procedimentos, etc. Portanto, ter um mentor que tenha experiência prática e aplicável será fundamental.
Conclusão
Se você deseja encontrar o mentor ideal para sua startup, precisa pensar sobre onde sua empresa está e para onde quer que ela vá, bem como que tipo de conselho fará a maior diferença.
Lembre-se sempre que a mentoria é uma via de mão dupla. Você precisa dar tanto quanto você quer receber. Não espere que seu mentor lhe dê as respostas. Na melhor das hipóteses, eles ouvirão você enquanto você conta sua história e farão as perguntas que o inspiram a chegar às suas próprias conclusões.
A boa notícia é que, aqui na Talkstars, queremos ajudá-lo a encontrar o mentor perfeito, não importa quem você seja ou o que esteja procurando.
Entrevistamos todos os nossos mentores para garantir que aceitamos apenas os melhores, portanto, a qualidade é uma coisa com a qual você não precisa se preocupar. Isso deixa você livre para se concentrar na relevância e encontrar o mentor certo para orientar seus negócios no futuro.
Se você está procurando um mentor de startup, nós temos o que você precisa – não importa em que estágio sua startup esteja, podemos ajudar.