A mentoria é a maneira mais rápida de aprender marketing digital que funciona para o seu negócio. Aprenda com alguém que já esteve lá antes de você, alguém que entende suas dificuldades de marketing digital e quer ajudá-lo a aprender rápido.
A menos que você viva e respire marketing digital, é difícil acompanhar. Se você não é um profissional de marketing, a quantidade de informações disponíveis on-line é esmagadora.
Por onde começar mesmo?
Mentoria: o hack de crescimento definitivo para profissionais de marketing digital
A mentoria é a maneira mais rápida de aprender marketing digital que funciona para o seu negócio. Aprenda com alguém que já esteve lá antes de você, alguém que entende suas dificuldades de marketing digital e quer ajudá-lo a aprender rápido.
Os desafios de marketing digital que você enfrenta são exclusivos do seu negócio. Um conteúdo genérico que você encontra em uma postagem de blog de Neil Patel pode fornecer uma visão geral, mas não se resume ao âmago da questão de como superar suas limitações.
Aprender fazendo é ótimo, mas e se você não tiver muita certeza sobre o que está fazendo?
É aí que entram os mentores, eles podem orientá-lo no processo de elevar suas habilidades de marketing digital.
Quando se trata de aprender algo novo, você tem 90% mais chances de se lembrar se fizer isso ativamente.
Seu cérebro acha difícil reter o conteúdo de ‘como fazer’ quando você acabou de lê-lo.
Se você quer aprender rápido, precisa mergulhar direto e sair da sua zona de conforto. Esse método, é claro, é de maior risco, especialmente quando você não tem certeza e tem dinheiro real em jogo. Um mentor pode ajudar a reduzir o risco desse processo.
- Criou uma campanha que deseja lançar, mas precisa de uma segunda opinião?
- Tem o plano perfeito para adquirir novos clientes, mas não tem certeza se é o certo para o seu setor?
Recorra ao seu mentor.
Os mentores podem ajudar a impedir que você cometa erros de novato como eles cometeram e fornecer soluções baseadas em evidências para onde você se sente preso.
Onde encontrar um mentor de marketing digital
Encontre um mentor em sua empresa
Encontrar um membro sênior da equipe em sua organização para orientá-lo talvez seja a opção mais óbvia. Também será econômico e fácil encontrar alguém internamente que possa orientá-lo.
No entanto, existem alguns problemas em ser orientado por colegas:
- As pessoas com a experiência que você procura em sua empresa geralmente não têm experiência suficiente para aconselhá-lo e ajudá-lo a subir de nível
- Os colegas podem achar mais eficiente fazer o trabalho sozinhos do que ensiná-lo a fazê-lo.
- Muitas vezes, eles simplesmente não se incomodam em orientar!
- Os colegas podem achar mais eficiente fazer o trabalho sozinhos do que ensiná-lo a fazê-lo.
- Muitas vezes, eles simplesmente não se incomodam em orientar!
Também é útil obter a perspectiva de uma pessoa de fora quando se trata de desafios de marketing digital para obter essa experiência ou conselho que as pessoas de sua equipe não consideraram.
Encontre um mentor no LinkedIn
Nunca subestime o poder desta plataforma!
Quando bem usado, você pode obter um grande valor com isso. Além disso, oferece acesso a milhões de profissionais de marketing especializados que estão a apenas uma introdução ou uma mensagem de distância.
Aqui está um exemplo de uma mensagem de divulgação fria para um mentor em potencial:
Oie [NOME DO CONTATO], tudo bem? Quero parabenizar pelo seu trabalho. Acompanho você há algum tempo e gostei particularmente de [ALGUM CONTEÚDO]. Eu só queria entrar em contato com você porque sou um grande admirador do trabalho que você está fazendo e atualmente estou procurando alguém para me orientar no desafio [ASSUNTO]. Seria ótimo fazer uma ligação ou enviar um e-mail (o que você preferir) para falar um pouco mais sobre isso. Isso é algo que você estaria interessado? Por favor, deixe-me saber, e mantenha o bom trabalho! Obrigado [Seu Nome}
Tente ser o mais específico possível quando se trata de por que você gostaria de sua ajuda de orientação. Se você for vago e pedir ajuda genérica, um mentor em potencial não será capaz de entender suas dificuldades.
Você também precisa ter em mente que só porque você entra em contato com alguém no LinkedIn não significa que eles estão procurando um mentorado. As pessoas estão ocupadas e, por mais que provavelmente gostariam de ajudá-lo, a orientação pode não ser algo que elas possam se encaixar em sua agenda agora.
Ao usar o LinkedIn, você terá que aceitar muitas rejeições antes de encontrar alguém que possa se encaixar como seu mentor de marketing digital.
Encontre um mentor na Talkstars
Se você não quer lidar com rejeições, venha para a Talkstars.
É a plataforma de orientação número 1 para profissionais de marketing digital, onde você pode fazer mentorias online 1:1 com profissionais que trabalham nas principais startups de tecnologia.
Os mentores são todas as pessoas que vivem e respiram crescimento. Eles já cometeram todos os erros e querem ajudar outros profissionais de marketing a evitar os mesmos, se possível.
Você também pode estar seguro sabendo que os mentores conhecem suas coisas. Antes de serem aceites como mentores na plataforma, todos passam por uma entrevista.
Casos de uso de um mentor de marketing digital
Ainda se perguntando se um mentor de marketing digital é ou não para você? Vamos dar uma olhada em algumas das instâncias que um mentor pode beneficiá-lo:
Você não tem ideia por onde começar
Você está se sentindo um pouco sobrecarregado com todo o conteúdo sobre marketing digital na internet? Como você simplesmente não sabe por onde começar a planejar sua estratégia de marketing? Um mentor pode ajudar a empurrá-lo na direção certa. Se você tem várias ideias, mas não sabe como priorizá-las ou começar a implementá-las, um mentor pode ajudar.
Os mentores são ótimos para iniciantes que se perderam um pouco. Obter alguma clareza ao falar com alguém de fora da sua empresa pode impulsionar você a voltar ao caminho certo.
Você quer aumentar sua confiança
A síndrome do impostor é real , e vale lembrar que até pessoas experientes sofrem com a falta de confiança.
Pode ser tentador sentir que você precisa dominar todos os aspectos do marketing digital. Lembre-se de que não é necessário! Há pessoas lá fora para ajudá-lo. Seja contratando alguém para gerenciar o lado administrativo do seu negócio ou conversando com um mentor sobre sua estratégia de crescimento, há alguém por aí que quer apoiá-lo!
Não vá sozinho; usar um mentor pode ajudá-lo a acelerar sua trilha de aprendizado.
Você está pensando em delegar marketing, mas não sabe como
Se você é um fundador e nunca trabalhou em marketing antes, pode ser estressante descobrir quem você deve contratar para ajudá-lo a crescer. Você deve ir para um freelancer, agência de marketing ou contratar alguém em tempo integral? Há prós e contras para todos, mas se você não souber fazer marketing, tomar a decisão pode ser complicado.
É aqui que um mentor pode intervir; eles já estiveram no seu lugar antes e sabem o que funciona quando se trata de terceirização de marketing. Eles podem aconselhá-lo sobre a estratégia de terceirização que mais beneficiará seu negócio.
Você quer perspectivas mais diversificadas sobre seus desafios de marketing
Você já pode ter construído uma ótima equipe de marketing, mas pode sentir que está estagnando um pouco e lutando para superar os desafios. Ter um mentor pode dar a você novas perspectivas que podem inspirar novas ideias de campanha incríveis e novos caminhos a serem explorados.
Você quer fazer uma carreira em marketing digital, mas não sabe por onde começar
Se você é novo no marketing de mídia digital, a orientação 1:1 de um profissional de marketing experiente pode ajudá-lo a decidir sobre muitas questões importantes. Eles podem ajudá-lo a escolher onde se especializar, o tipo de empresa em que gostaria de trabalhar e se você deve mergulhar direto no freelancer ou procurar um emprego em período integral.
Fazer perguntas sobre a carreira que você espera seguir como profissional de marketing digital pode ser incrivelmente útil para pessoas novas no setor. Seu mentor será alguém que obteve resultados de marketing digital verificados e pode ajudá-lo a planejar seu curso de ação.
Você está pensando em reestruturar algo importante
Mentores não são apenas para aqueles que querem mudar de carreira ou querem conselhos sobre uma campanha de google, ou facebook ads. Você também pode obter orientação sobre aspectos técnicos de marketing.
Talvez você queira fazer alterações nos elementos técnicos do seu site, como a hierarquia de URL. Com grandes projetos como este, pode ser muito útil obter uma segunda opinião antes de implementar as mudanças. É benéfico se o lado técnico do marketing não for o seu forte.
Posso me beneficiar de um mentor de marketing digital se for um fundador?
Os fundadores também precisam de mentores de marketing.
Como fundador, você usa tantos chapéus, tornando impossível para você ser excepcional em tudo.
Você não precisa ser um especialista em marketing digital, mas precisa ter um certo padrão de conhecimento sobre o que está impulsionando seu crescimento.
Ter um mentor de marketing pode ajudá-lo a melhorar seu jogo de marketing. Você ficaria surpreso com o impacto que um mentor de marketing pode ter em todos os aspectos do seu negócio.
Quanto devo pagar por um mentor de marketing digital?
Mentores Gratuitos
Quando você não paga pelo seu mentor, é provável que seja alguém em sua rede que realmente queira ajudá-lo. Isso é ótimo porque você provavelmente tem um relacionamento pessoal com eles.
Onde não é tão bom é o quão imparciais eles podem ser ao lhe dar conselhos. Eles têm a experiência específica que você precisa?
Você pode usar o contato frio para encontrar um mentor. No entanto, os melhores profissionais de marketing estão muito ocupados. Se você quer especialistas genuínos com dados que respaldam seu sucesso, é difícil fazer com que eles o orientem gratuitamente só porque você pediu. Eles provavelmente recebem dezenas de pedidos todos os meses para serem mentores, por que eles diriam sim para você?
Mentores Pagos
Você recebe o que você paga é um ditado comum, mas isso não é necessariamente o caso quando se trata de mentoria.
A internet está repleta de falsos mentores de marketing que se apresentam como “gurus”. Eles cobram centenas ou mesmo milhares de reais por seus cursos e mentorias. Esses falsos gurus do marketing oferecerão soluções rápidas, maneiras de ganhar dinheiro rapidamente e acelerar seus negócios com pouco esforço.
Esteja avisado, eles não são legítimos. Se eles tivessem tanto sucesso em suas próprias empresas, por que eles precisariam vender cursos de marketing para você nas redes sociais?
Como saber quando você está pagando demais
Você pode reconhecer esses falsos gurus a uma milha de distância. Um dos sinais indicadores de sua fraude são os preços extorsivos que cobram por seus cursos.
Pense nisso.
Profissionais “mentores de marketing digital” que fazem isso para viver têm interesses pessoais. Quanto mais rápido você aprender, pior para eles financeiramente.
Como ser um bom mentorado
Então você decidiu que um mentor pode ajudá-lo com suas dificuldades de marketing digital. Aqui estão alguns conselhos para manter em mente:
- Mantenha expectativas realistas – Seu mentor não está lá para lhe dizer o que fazer. O trabalho deles é aconselhá-lo sobre o que você já fez e o que planeja fazer. Não espere que seu mentor seja uma bala de prata para o sucesso. Eles são humanos como você e também terão limitações.
- Venha preparado com boas perguntas – Para tirar o máximo proveito das sessões de mentoria, você precisa saber o que quer delas. Pense cuidadosamente sobre as questões que são mais urgentes para o seu negócio. O que precisa de atenção com mais urgência? O que está impedindo você de dar o próximo passo à frente? Use o tempo do seu mentor com sabedoria para tirar o melhor proveito deles.
- Acompanhe seu mentor – Quando se trata de mentoria, você realmente recebe o que dá. Se você receber uma ligação e nunca mais fizer o acompanhamento, pode ser uma perda de tempo. Talvez aquela ligação tenha respondido a todas as suas perguntas, mas é provável que você precise ir embora, fazer algum trabalho e mostrar ao seu mentor como você progrediu. Se você deseja desenvolver um relacionamento com seu mentor, certifique-se de acompanhar e mantê-los informados. É sua responsabilidade como mentorado ser o iniciador. Seu mentor está ocupado e não tem tempo para ficar de olho em você.
- Seja respeitoso – Respeite o tempo de seu mentor e não espere que ele se torne um membro consultivo não remunerado de sua equipe. Guarde todas as suas perguntas para a próxima sessão e não envie e-mails todos os dias.
Encontre o mentor certo para o seu negócio
Os fundadores podem se beneficiar significativamente de ter um mentor de marketing digital. Receber conselhos de especialistas que estiveram lá antes de você lhe dá a chance de aprender, escalar seus negócios, ganhar clareza e aumentar sua confiança.
Uma palavra de alerta, cuidado com as fraudes.
Procure mentores que realmente desejam ajudá-lo e ver seu negócio ter sucesso.
Por tanto vale a pena procurar um mentor com experiência específica relevante para seus desafios atuais. Comece navegando pelos mentores de marketing especializados na Talkstars.