Programa de desenvolvimento para liderança: como criar?

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Sumário

O papel da liderança dentro das corporações  é crucial para o sucesso do negócio. Existe uma enorme diferença entre o líder e o chefe.

É muito difícil encontrar pessoas com perfis de liderança, por isso, é fundamental que as organizações tenham um programa de desenvolvimento de liderança, com o intuito de treinar os próprios talentos para cuidarem do futuro da companhia.

Esse tipo de programa consiste em palestras e  treinamentos  de capacitação voltados para a liderança ou profissionais com potencial para cargos de direção.

Mas por onde começar? Como criar um programa? Fique tranquilo, vamos dar algumas dicas para você. Bora lá!


Planejamento

Planejamento

Para desenvolver bons líderes e ter um programa de liderança eficiente é necessário ter um bom planejamento.

Faça um bom mapeamento, pesquisas e colete feedbacks das pessoas, avalie o papel dos gestores perante o negócio e o time.

Responda algumas questões como: “o que a nossa empresa espera de seus líderes?”, “o que diferencia um futuro gestor de um funcionário comum?”.

É fundamental investir energia nessa etapa do processo, pois é a base para você começar a criar boas trilhas de desenvolvimento.

Também é importante definir prazos para atingir as expectativas em relação ao desenvolvimento das lideranças.


Desenvolvimento e execução

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Uma boa prática  é deixar agendado pelo menos um semestre de desenvolvimento para liderança, claro, isso vai depender de empresa para empresa, porém é uma boa prática de organização.

Crie métodos que façam sentido para a liderança e que possam ser aplicados em suas rotinas profissionais por um longo período.

Um desenvolvimento contínuo, faz total diferença para o alcance dos objetivos e metas.

Outro ponto importante é sempre deixar alinhado o desenvolvimento pessoal com os objetivos da empresa.

Deixar sempre o líder engajado com as ações trazendo a cultura organizacional.

Na aplicação do programa para liderança, coletar alguns feedbacks dos funcionários, afinal, uma das maiores atribuições de um gestor é se relacionar bem com seus pares e subordinados


Mensurar resultados

Mensurar-resultados

Definir alguns indicadores no programa de liderança é tão importante quanto o planejamento. A partir deles você conseguirá verificar se as ações estão sendo eficientes.

Esses indicadores sempre vão estar linkados com o objetivo da corporação e  a cultura da empresa.

Além disso, é preciso estipular metas para a liderança. Esse trabalho de planejar, executar e medir é muito importante para verificar o ROI (Retorno sobre s Investimento).

Os dados também ajudam a identificar melhorias ou problemas que não estavam sendo analisados antes.


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