Um dos principais desafios para quem trabalha em treinamento e desenvolvimento corporativo é medir as ações e calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) sobre as ações realizadas.
Quando o assunto é mensurar o ROI, muitos gestores possuem dúvidas sobre métodos para comprovar os resultados dessas ações.
Inicialmente, o planejamento é essencial, pois tudo começa com o estabelecimento de metas e objetivos claros que serão traçados ao longo do ano.
O setor de treinamento e desenvolvimento tornou-se estratégico para as corporações, já que é fundamental que os colaboradores e a liderança tenham novas habilidades técnicas e comportamentais.
É bem comum o relato, por parte de líderes, que encontram grande dificuldade para quantificar e qualificar os dados.
Se você precisa de ajuda para definir o ROI em treinamento e desenvolvimento, você está no lugar certo, continue aqui conosco.
Levantamento de Custos
Antes de você começar a calcular é necessário verificar a sua base de custos, saber o quanto custou cada treinamento, desde o custo da hora do colaborador até o valor do treinamento.
Pode até parecer difícil, porém é necessário que você tenha informações documentadas sobre cada treinamento.
Esse processo pode ser mais lento ou mais rápido, depende da maneira que a empresa se organiza.
Resultado Adquirido
Após a soma de todos os custos, deve-se analisar quais foram os resultados obtidos.
Cada resultado vai depender muito de cada objetivo e o tipo de treinamento que foi aplicado, então preste muita atenção nisso.
Conteúdos comportamentais diferem de assuntos sobre vendas e marketing.
Muitos gestores se perdem nessa parte, pois varia muito de caso a caso, uma boa prática é analisar o resultado obtido antes de um treinamento e depois fazer a comparação.
Entrega
Nessa etapa, após análise do antes e depois do treinamento, é possível verificar qual a participação daquele conteúdo, e que fizeram os colaboradores chegarem a ter resultados.
Por exemplo: se as vendas aumentaram 20% após uma palestra sobre “técnicas de vendas”, talvez essa palestra tenha contribuído para o aumento das vendas.
Não se esqueça, mais uma vez, essas informações sempre devem estar documentadas.
Como calcular ROI em treinamento e desenvolvimento?
Para realizar o cálculo vai depender muito do tipo de treinamento e desenvolvimento, vamos passar para você qual a fórmula que o mercado aplica:
- ROI = (Resultado obtido – Investimento) / Investimento
Vamos fazer o seguinte cenário:
Se a empresa gastou R$100.000,00 em um treinamento e obteve um resultado de R$200.000, temos que o retorno sobre investimento foi duas vezes o valor aplicado inicialmente.
Porém, para treinamentos comportamentais como: inteligência emocional, assuntos motivacionais, saúde mental ou diversidade, normalmente, está interligado com outras métricas como absenteísmo, produtividade entre outros.
Então é necessário sempre que você faça a análise e verifique qual o objetivo daquele treinamento.
Se por um acaso você contratou uma palestra sobre saúde mental e o objetivo era diminuir o absenteísmo e o estresse verifique se houve mais casos após a palestra e assim por diante.
Portanto, vale lembrar que o cálculo do ROI sempre será uma tarefa complexa, mas muito importante para o departamento de Recursos Humanos defender a importância do investimento na qualificação dos colaboradores.
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