Como calcular o ROI de Treinamento e Desenvolvimento?

ROI-Treinamento

Sumário

Um dos principais desafios para quem trabalha em treinamento e desenvolvimento corporativo é medir as ações e calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) sobre as ações realizadas.

Quando o assunto é mensurar o ROI, muitos gestores possuem dúvidas sobre métodos para comprovar os resultados dessas ações.

Inicialmente, o planejamento é essencial, pois tudo começa com o estabelecimento de metas e  objetivos claros que serão traçados ao longo do ano.

O setor de treinamento e desenvolvimento tornou-se estratégico para as corporações, já que é fundamental que os colaboradores e a liderança tenham novas habilidades técnicas e comportamentais.

É bem comum o relato, por parte de líderes, que encontram grande dificuldade para quantificar e qualificar os dados.

Se você precisa de ajuda para definir o ROI em treinamento e desenvolvimento, você está no lugar certo, continue aqui conosco.

Levantamento de Custos

Antes de você começar a calcular é necessário verificar a sua base de custos, saber o quanto custou cada treinamento, desde o custo da hora do colaborador até o valor do treinamento.

Pode até parecer difícil, porém é necessário que você tenha informações documentadas sobre cada treinamento.

Esse processo pode ser mais lento ou mais rápido, depende da maneira que a empresa se organiza.

Resultado Adquirido

Após a soma de todos os custos, deve-se analisar quais foram os resultados obtidos.

Cada resultado vai depender muito de cada objetivo e o tipo de treinamento que foi aplicado, então preste muita atenção nisso.

Conteúdos comportamentais diferem de assuntos sobre vendas e marketing.

Muitos gestores se perdem nessa parte, pois varia muito de caso a caso, uma boa prática é analisar o resultado obtido antes de um treinamento e depois fazer a comparação.

Entrega

Nessa etapa, após análise do antes e depois do treinamento, é possível verificar qual a participação daquele conteúdo, e que fizeram os colaboradores chegarem a ter resultados.

Por exemplo: se as vendas aumentaram 20% após uma palestra sobre “técnicas de vendas”, talvez essa palestra tenha contribuído para o aumento das vendas.

Não se esqueça, mais uma vez, essas informações sempre devem estar documentadas.

Como calcular ROI em treinamento e desenvolvimento?

Para realizar o cálculo vai depender muito do tipo de treinamento e desenvolvimento, vamos passar para você qual a fórmula que o mercado aplica:

  • ROI = (Resultado obtido – Investimento) / Investimento

Vamos fazer o seguinte cenário:

Se a empresa gastou R$100.000,00 em um treinamento e obteve um resultado de R$200.000, temos que o retorno sobre investimento foi duas vezes o valor aplicado inicialmente.

Porém, para treinamentos comportamentais como: inteligência emocional, assuntos motivacionais, saúde mental ou diversidade, normalmente, está interligado com outras métricas como absenteísmo, produtividade entre outros.

Então é necessário sempre que você faça a análise e verifique qual o objetivo daquele treinamento.

Se por um acaso você contratou uma palestra sobre saúde mental e o objetivo era diminuir o absenteísmo e o estresse verifique se houve mais casos após a palestra e assim por diante.

Portanto, vale lembrar que o cálculo do ROI sempre será uma tarefa complexa, mas muito importante para o departamento de Recursos Humanos defender a importância do investimento na qualificação dos colaboradores.

Gostou do conteúdo? Então comente e compartilhe para outras pessoas em sua rede social. Caso você precise de um especialista para aplicar um treinamento, palestra ou mentoria a Talkstars possui vários profissionais que podem te ajudar! 🙂

Supere os seus desafios profissionais agendando uma mentoria com um especialista da área.

Sobre a Talkstars

Somos uma plataforma dedicada a conectar profissionais que buscam impulsionar suas carreiras e negócios através de mentorias online com os mais qualificados mentores da Nova Economia.

Nossos mentores possuem histórico de sucesso, destacando-se como líderes e empreendedores de destaque no mercado.

A Talkstars é parte do Grupo Educacional UNEED, uma instituição comprometida com a excelência e a constante atualização de seus cursos.

1.000
Alunos

+25 Cursos de
Pós-Graduação

Certificação Nacional e Internacional

Professores e mentores renomados