Que tipos de mentoria existem para suas necessidades? Você está procurando o mentor certo para alcançar seus objetivos?
Talvez você seja um gestor de uma empresa que deseja iniciar um programa de mentoria e aprender quais são as opções e como medir essa iniciativa.
Como uma plataforma de mentoria com vários mentorados atendidos, na Talkstars, vimos como as experiências de mentoria podem ser gratificantes, perspicazes, úteis e recompensadoras para mentores e mentorados.
Quaisquer que sejam suas razões, os mentores precisam descobrir os diferentes tipos de mentoria para transmitir efetivamente seu conhecimento aos mentorados.
Ao conhecer esses diferentes tipos, as empresas podem criar um ótimo programa de mentoria com um retorno significativo do investimento. Ao mesmo tempo, os orientandos adquirirão um apoio inestimável ao desenvolvimento e ficarão melhores em navegar por desafios complexos no trabalho.
Neste conteúdo do blog, você aprenderá:
- Por que você deve aprender sobre os diferentes tipos de mentoria
- Por que mentoria não é ensinar ou treinar
- Os diferentes tipos de mentoria
Por que você deve aprender sobre os diferentes tipos de mentoria
Mentoria não é ensinar ou treinar
Mentores e mentorados devem saber sobre duas coisas importantes: o que a mentoria não é, e os diferentes tipos de estruturas de mentoria para auxiliar efetivamente os mentorados.
Mentoring não é coaching. O coaching é um relacionamento baseado em ajudar o aluno a atingir uma meta por meio de etapas concretas.
As mentorias são baseadas em orientação. Os mentores ensinam os orientandos a navegar por situações complexas e ter sucesso com base em experiências práticas.
Diferentes tipos de estruturas de mentoria para o sucesso
As mentorias podem se tornar ainda mais eficazes quando a relação de mentoria fica claramente definida e estabelece limites. E definimos os diferentes tipos de mentoria por meio de estruturas de programas.
Por exemplo, existe o mentoring formal, que são programas estruturados para combinar mentores e mentorados.
Existe a mentoria entre pares, na qual os colegas fornecem aconselhamento, orientação, formação e apoio aos seus mentorados em situações profissionais semelhantes. E assim por diante.
Quando os mentores sabem sobre eles, eles podem descobrir como orientar os mentorados por meio de prática e experiência. As empresas podem estruturar adequadamente seus programas de mentoria e ser capazes de medir seu sucesso por meio dessas estruturas de mentoria.
Quais são os tipos de mentoria?
Mentoria online
Só porque as pessoas não estão em um escritório não significa que a orientação não seja possível. Na verdade, o modo de orientação é de menor importância em comparação com o resultado.
Estabelecer confiança entre o mentor e o mentorado é tudo o que você precisa para começar no caminho do crescimento do desenvolvimento.
Com o aumento do trabalho remoto, os colaboradores precisarão de ajuda quando se trata de integração, comunicação com o time, entre outros desafios.
Além disso, a mentoria online permite que pessoas dos quatro cantos do mundo busquem um relacionamento significativo. A distância não é mais uma preocupação. Estamos mais próximos uns dos outros do que nunca.
Com as ferramentas certas e um pouco de estrutura, o mentoring virtual pode permitir que talentos de lugares remotos sejam nutridos e prosperem, sejam quais forem as circunstâncias.
Como uma plataforma para mentorias virtuais, na Talkstars, percebemos rapidamente o poder de permitir que as pessoas entrem em mentorias online. Grandes relacionamentos de mentoria elevam os aprendizes e os ajudam a superar desafios difíceis.
Por fim, a mentoria online coincide com os outros tipos de mentoria mencionados posteriormente. Este é apenas um tipo de mentoria no modelo virtual. Mas também é um tipo de orientação que as empresas podem usar para ampliar seus processos de orientação com relativa rapidez.
Como? Porque organizar sessões de mentoria virtual geralmente é mais fácil do que reservar salas e coordenar as agendas de tantas pessoas de uma só vez para fazer a mentoria não virtual funcionar. Mentores e mentorados podem até mesmo organizá-los facilmente. Os principais ingredientes por trás do sucesso do mentoring virtual são formar um relacionamento por meio da confiança , ser empático e se comunicar bem.
Mentoria formal e informal
A mentoria formal é o tipo de mentoria com a qual a maioria das pessoas provavelmente está familiarizada. Estes são programas formais estabelecidos que combinam mentores e mentorados.
Normalmente, há um certo formato para aderir, reuniões regulares e algumas maneiras de acompanhar concretamente o progresso e o desenvolvimento da carreira dos mentorados.
A mentoria formal tem:
- Um objetivo específico.
- Resultados mensuráveis.
- Uma restrição de tempo (o número de sessões será acordado previamente).
- Metas que correspondem aos valores centrais da organização.
Por outro lado, há a mentoria informal , na qual o mentorado ou o mentor iniciam uma relação de mentoria. Esse tipo de mentoria é mais orgânico e normalmente ocorre quando já existe uma amizade entre os envolvidos.
A mentoria informal é mais casual.
Mentores informais:
- São ótimos ouvintes.
- Não costuma definir restrições quanto ao tempo de cada “sessão”.
- Pode ser selecionado de acordo com o seu gosto (já que não há contrato formal).
- Não forneça treinamento especializado e/ou tenha objetivos específicos (algumas desvantagens).
Os mentorados, por outro lado, podem:
- Fique confortável (é como se você estivesse conversando com um amigo).
- Converse sobre qualquer assunto (a orientação informal não tem estrutura formal).
- Compartilhe suas histórias pessoais (com detalhes que seriam deixados de fora se eles estivessem se comunicando com um profissional do setor).
Mentoria em grupo e equipe
A mentoria em grupo é um tipo de mentoria que envolve um mentor trabalhando com vários mentorandos em um grupo.
Com isso, reuniões regulares de mentoria são definidas para discutir determinados tópicos que são relevantes para os mentorados do grupo. Em particular, a mentoria em grupo pode permitir que mentores e mentorados entendam os desafios e preocupações uns dos outros.
Este tipo de mentoring pode encorajar a colaboração e melhores relações de trabalho entre os próprios mentorados.
Mentoria tradicional
O mentor tradicional é alguém que está na empresa há muito tempo e tem muita experiência – geralmente alguém em uma posição de gestão. O trabalho de um mentor tradicional é ajudar os novos colaboradores a aprenderem as regras e a se ajustarem à cultura da empresa.
Um mentor tradicional é geralmente um indivíduo sênior que faz aconselhamento individual. O mentorado é:
- Dada atenção ininterrupta (melhora o engajamento dos colaboradores).
- Dadas dicas para desenvolvimento de carreira (ajuda no crescimento dos colaboradores).
- Responsabilizado (podem ser atribuídas certas tarefas, como ler um livro).
- Ensinado a gerenciar o tempo (o equilíbrio entre vida profissional e pessoal dos colaboradores melhora).
A mentoria tradicional apresenta uma boa oportunidade. Os membros de uma equipe júnior terão algumas habilidades/conhecimentos relacionados ao trabalho que os profissionais seniores não conhecem. Assim, cria-se um ambiente de aprendizagem saudável.
No entanto, uma desvantagem da mentoria tradicional é que ela pode ficar difícil de escalar – são necessários muitos recursos humanos.
Em outras palavras, esse modelo é insustentável à medida que a empresa cresce. Como resultado da opção pela orientação tradicional, os colaboradores podem não receber tratamento igual.
Que tipo de programa de mentoria você deseja estabelecer?
Neste artigo, você aprendeu sobre os diferentes tipos de mentoria e como cada um pode ajudar a alcançar diferentes tipos de metas para seus programas de mentoria. Vamos discutir rapidamente a eficácia de cada tipo de mentoria.
Na era digital, a orientação à distância/virtual está se tornando normal. Os mentorados podem decidir facilmente com quais especialistas desejam se conectar e em quais áreas precisam de orientação. Eles podem obter insights do mercado, aprender habilidades que estão em alta demanda e crescer como profissionais .
A mentoria formal pode ser eficaz se as empresas quiserem seguir um formato fixo com objetivos definidos. Por outro lado, a mentoria informal pode ser estabelecida se os resultados desejados não forem medidos . Tanto os programas formais quanto os informais de mentoria são escaláveis, de modo que o programa pode ser replicado em toda a empresa e em vários escritórios.
Caso as empresas pretendam fazer aconselhamento para vários colaboradores ao mesmo tempo, podem optar pela mentoria em grupo (um mentor e vários mentorados).
Mentores tradicionais se concentram em trazer o melhor de indivíduos específicos. No entanto, devido à natureza dispendiosa da mentoria tradicional, este programa é viável se for estabelecido em pequenas empresas ou startups.
Seja qual for o tipo de orientação que você possa precisar, na Talkstars, os mentores da plataforma passam por uma governança, são avaliados continuamente. Se você quiser experimentar uma mentoria virtual que atenda às suas necessidades específicas, experimente hoje mesmo.