Durante muito tempo o mundo dos negócios deu pouca importância para os dados. Afinal de contas, todas as formas de se fazer negócios conhecidas pelo homem eram incapazes de fornecer dados claros a respeito dos valores investidos.
Contudo, o fortalecimento da computação e a propagação da Internet mudaram este cenário para sempre. Desde então, a análise de dados se tornou um dos grandes trunfos das grandes empresas, que passaram a ser capazes de analisar com clareza o resultado obtido para cada centavo investido.
Todavia, poucos negócios entendem o poder dos dados. Poucos compreendem a importância desse tipo de análise. Justamente por esse motivo decidimos criar este Post.
Nele iremos lhe mostrar tudo sobre os KPI’s. Confira com muita atenção este conteúdo que foi criado especialmente para você!
Entenda o que são KPI’s
KPI’s – Key Performance Indicators ou Indicador-Chave de Desempenho são ferramentas utilizadas na gestão para se conseguir identificar quais são os resultados que estão sendo obtidos por aquela empresa em determinado processo.
Atualmente o grande segredo das maiores empresas do mundo reside justamente em uma análise correta de KPI’s e na ação gerada após essa análise.
De fato, esses Indicadores são os pilares centrais que fundamentam estratégias de Startups e também de Growth Hacking.
O que torna um KPI efetivo?
De modo geral, para que um KPI seja efetivo é necessário que ele seja o “motor” por trás de determinado processo.
Ou seja, ele precisa ser o elemento chave que vai fazer com que determinado processo se torne efetivo.
Além disso, existem outros fatores que são utilizados como base para definir se um KPI é efetivo ou não:
- É necessário objetividade;
- Precisa ser mensurável;
- Precisa ser verificável;
- Deve contar com um valor agregado;
- É necessário existir a comunicação;
- Deve existir consenso no objetivo definido;
Caso o seu KPI obedeça cada uma dessas imposições, você pode ter certeza de que ele é realmente funcional.
Qual a diferença entre KPI’s e Métricas?
Conforme mencionado anteriormente, os KPI’s são constantemente analisados e medidos para que seja possível verificar a eficiência de uma estratégia.
Contudo, é necessário ter em mente que mesmo havendo uma formulação quantitativa, os KPI’s não são métricas.
Na verdade, é importante esclarecer isso desde já.
A verdade é que as métricas podem acabar se tornando KPI’s caso ele se mostre verdadeiramente importantes.
Isso vai de encontro com o conceito abordado no nosso último tópico, onde ressaltamos que um KPI precisa ser acima de tudo importante para o seu negócio.
Então a sugestão é:
Comece a elencar algumas métricas e as confira frequentemente. Caso perceba que determinada métrica está provocando uma influência muito grande no seu negócio, passe a considerar a possibilidade de torná-la em um Indicador-Chave de resultado.
Para que servem as KPI’s
Imagine que você deseja implementar uma nova estratégia na sua empresa, ou até mesmo medir o seu crescimento.
Naturalmente existirão alguns elementos que estarão diretamente ligados ao seu crescimento ou ao sucesso da implementação do seu processo.
É lógico que esses elementos irão variar de organização para organização, dependendo do modelo de negócios implementado.
Porém, mesmo sabendo quais são esses elementos é praticamente impossível determinar se está havendo um crescimento ou não apenas na base do achismo.
De fato, é necessário que haja uma constante análise desses elementos, pois desse modo você poderá acompanhar o crescimento do processo implementado.
Para que tudo isso possa ficar mais palpável para você, irei lhe dar um exemplo mais claro:
“Imagine que determinada empresa deseja iniciar um novo processo através do seu próprio site. Ela define algumas métricas para identificar como este processo está indo e logo percebe que o fator que mais influencia suas vendas é o Tráfego Orgânico.
Então o Tráfego Orgânico se torna uma KPI. Afinal de contas, percebe-se que quanto maior é o volume de Tráfego Obtido pelo site, maior é o número de vendas realizado.”
Um grande exemplo de uso consciente dos KPIs foi o da Rock Content. Essa empresa de criação de conteúdo monitora constantemente esse aspecto do seu negócio para oferecer o melhor para o usuário.
Tanto é que hoje ela pode ser considerada a maior empresa de Marketing de Conteúdo do Brasil!
Quais são as principais KPI’s que você precisa levar em consideração para o seu negócio?
É preciso entender que cada negócio possui suas próprias variáveis, o que torna mais complicado prescrever uma solução única que pode ser adotada por todas.
Ao fazer isso estaríamos desconsiderando a singularidade do seu modelo de negócios, e este definitivamente não é o objetivo aqui.
A verdade é que antes de definir suas principais KPI’s é preciso fazer uma análise sobre o seu negócio como um todo.
Na medida que houver um entendimento significativo sobre ele, você passará a compreender o que é significativo para ele ou não.
Uma vez que isso esteja claro na sua mente. gostaria de deixar uma breve lista com alguns “gêneros” de KPI’s que podem se adotados.
Confira:
- Leads;
- Custo de aquisição por lead;
- Tráfego;
- Taxa de conversão;
- Receita por compra;
- Receita total;
- Número de visualizações em vídeos ou posts;
- Alcance de cada publicação;
- Páginas mais acessadas;
- Palavras-Chave específicas;
- Tráfego;
- Interações sociais;
- Ranqueamento da página da empresa em motores de buscas;
- Número de visitas nos canais de comunicação;
- Custo detalhado por lead (o custo em cada funil de vendas);
- Origem do tráfego;
- Assinantes do blog;
- Visitantes que interagiram com a call-to-action;
- Média de preço por transação;
Novamente:
Não é necessário que você utilize todos esses KPI’s ou até mesmo que sequer utilize algum deles.
Isso é só uma base para que você consiga entender o que pode ser avaliado.
Como colocar esse conhecimento em prática?
Não adianta absolutamente nada realizar a leitura deste conteúdo e não fazer nada a respeito.
Você possui a obrigação de reverter este conhecimento em prática o mais rapidamente possível, para que dessa maneira ele possa lhe gerar alguns resultados.
Primeiramente, reúna-se com a sua equipe e crie um debate sobre as principais metas do negócio ou do processo em questão.
A partir deste ponto comece a trabalhar nos principais indicadores que podem indicar o sucesso.
Se o objetivo é vender mais uma boa métrica seria o aumento do número de Leads, por exemplo.
Ao fazer isso você conseguirá entender melhor sobre o que se tratam os KPI’s, agindo na prática do negócio.
E acredite:
Nada pode ser tão útil para o aprendizado de determinado assunto quanto a sua prática!
Ficou com alguma dúvida sobre os KPI’s? Deixe o seu comentário aqui embaixo para que possamos te ajudar!